domingo, 19 de julho de 2009

Esgoto contamina praias fluviais de Manaus, revela pesquisa

Ponta Negra e Praia da Lua ficam poluídas na época de seca.
Os dois locais são importantes pontos turísticos da capital amazonense.

Iberê Thenório Do Globo Amazônia, em Manaus

Uma análise da água de três praias do Rio Negro, nos arredores de Manaus, revelou que duas delas ficam impróprias para banho nos períodos de seca, pois têm coliformes fecais em quantidade acima da recomendada pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

A análise foi realizada entre 2007 e 2009, e mais de 60 amostras de água foram captadas. Durante o período de cheias, as praias do Tupé, da Lua e Ponta Negra apresentaram boas condições para banho.

Foto: Divulgação

Praia da Ponta Negra, área nobre de Manaus. (Foto: Divulgação)

No período de seca, contudo, a medição revelou que nas praias de Ponta Negra e da Lua – pontos turísticos importantes da capital amazonense – havia mais de 2.000 bactérias do tipo Escherichia coli em cada 100 ml de água . O padrão estipulado pelo Conama é de no máximo mil bactérias para cada 100 ml para o local ser considerado próprio para banho.

Reportagem aberta para comentários. Deixe o seu ao final do texto.


Segundo o biólogo Alexandre Arcos, que analisou a água nos laboratórios do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), a principal causa da poluição é o esgoto. “Ele vem de embarcações que vão para esses locais e de efluentes não-tratados que são jogados na praia”, explica.

O trabalho de Arcos foi apresentado na seção de pôsteres da reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!