quarta-feira, 15 de julho de 2009

IBGE divulga novo mapa e mostra área habitável da Amazônia Legal

15/06/2009
A Amazônia Legal está entre as áreas mais atingidas pelo desmatamento controlado no mundo todo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um novo mapa que mostra o percentual da área da Amazônia Legal que é plana e favorável à ocupação humana, correspondente a 13%. Com o mapa é possível identificar com precisão as áreas em alto risco de inundação, que também somam 13%.

O biólogo e tutor do Portal Educação, Carlos Lehn, explica que a Amazônia Legal está entre as áreas mais atingidas pelo desmatamento controlado no mundo todo. “Ao contrário do que a maioria das pessoas pode pensar, este estudo demonstra que somente 13% da região são habitáveis. O restante deve ser preservado para as futuras gerações”, frisa o biólogo.

Outro dado divulgado foi com relação ao relevo bastante acidentado, correspondendo a 12% da área, o que torna mais vulnerável à erosão, especialmente em terras desmatadas. Todos os fatores da região amazônica estão interligados.

O IBGE mostra como principais causas o desmatamento que favorece a erosão, que, por sua vez, acelera inundações. Nas últimas semanas uma parte da Amazônia Legal está enfrentando grandes enchentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!