quarta-feira, 15 de julho de 2009

Livro discute importância da Amazônia para a vida

amazonia

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, em junho, que o desmatamento na Amazônia Legal por corte raso (quando a mata é totalmente removida) ou degradação progressiva atingiu 123 km² no mês anterior (maio). Esse e tantos outros impactos em uma das paisagens mais raras do mundo são reflexos da sociedade atual, interessada no desenvolvimento econômico, mas descuidada com o meio ambiente e com os seres vivos.

Preocupado com a deterioração que ameaça a vida de uma área que representa quase um terço do continente sul-americano, Raimundo Caramuru Barros lança pela PAULUS o livro Desenvolvimento da Amazônia – Como construir uma civilização da vida e a serviço dos seres vivos nessa região.

A obra tem como pressuposto básico apresentar parâmetros para o surgimento de uma civilização oposta à “civilização da máquina ou da matéria inorgânica”, as quais caracterizaram as revoluções industriais lideradas pelos países considerados hoje como os mais desenvolvidos. Entre esses parâmetros estão a infraestrutura de transportes que priorizam os modos aquaviário e aéreo, saneamento básico ajustado às condições amazônicas, recuperação de áreas degradadas, conversão das atividades agropecuárias, entre outros.

Dom Jaime Chemello, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que escreveu o prefácio da obra, afirma que “o texto desfaz o sofisma de que o embate se situa entre ‘preservacionistas’ e ‘desenvolvimentistas’, buscando estabelecer compromissos entre as duas partes, dentro do lema: desenvolver reduzindo às menores proporções viáveis o impacto negativo sobre o meio ambiente em decorrência desse desenvolvimento.”

A obra é dividida em três partes: na primeira, Barros apresenta os elementos e as ações fundamentais para o progresso sustentável da Amazônia brasileira. Na segunda, são abordadas as características da Terra na sua condição de planeta da vida, e na terceira o autor foca em uma nova leitura sobre a natureza dos seres vivos, suas características, suas funções no planeta, o equilíbrio natural de que necessitam para viver, entre outros aspectos.

Após essa profunda análise, o autor apresenta o “Roteiro estratégico para construir uma civilização da vida”. Trata-se de alguns tópicos, com linguagem simples e objetiva, sobre como lidar com elementos importantes para o desenvolvimento de forma sustentável, por exemplo o combate ao despejo de metais pesados nos rios e reservatórios naturais de água doce e a conversão do modelo de uma agropecuária sustentada pelos agrotóxicos para modelos que desenvolvam processos produtivos a partir da vida.

Desenvolvimento da Amazônia – Como construir uma civilização da vida e a serviço dos seres vivos nessa região faz parte da coleção Temas de Atualidade, que reúne mais de 40 títulos e grandes nomes de autores, como Jung Mo Sung, José Comblin, J.B. Libanio, entre outros.

Raimundo Caramuru Barros cursou estudos superiores de Filosofia e Teologia no Rio Grande do Sul. Vinculou-se à Ação Católica Brasileira e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no Rio de Janeiro. Trabalhou no planejamento estratégico do Ministério dos Transportes no Brasil e foi coordenador no Ministério do Meio Ambiente para aplicações tecnológicas na Amazônia. Escritor a partir de 2004, já publicou vários livros e artigos em periódicos especializados.

Serviço

Título: Desenvolvimento da Amazônia: como construir uma civilização da vida e a serviço dos seres vivos nessa região
Autor: Raimundo Caramuru Barros
Coleção: Temas de Atualidade
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Paginas: 168
Preço: R$ 18,00
Áreas de interesse: Meio ambiente e áreas afins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!