domingo, 19 de julho de 2009

Lixo retirado da Baía vira energia na Usinaverde

Enviado por Ludmila Curi -
19.7.2009
Ilha

Foto de André Teixeira

Trinta toneladas de lixo por dia é o que a Usinaverde queima diariamente, na Ilha do Fundão. A empresa recebe lixo doméstico da Comlurb e resíduos coletados por pescadores na Baía de Guanabara. Com o processo, ela gera energia de sobra para se manter em funcionamento. Apesar de ter sido criada há cinco anos, apenas dois meses atrás estabeleceu uma parceria com o Projeto Baía Limpa — uma iniciativa da Petrobras, que, há cerca de um ano, em conjunto com a Federação das Colônias de Pescadores da Baía de Guanabara, tenta reduzir a poluição do maior espelho-d’água carioca.

A maioria dos pescadores que integram o projeto vive do anzol desde a infância. Com a experiência, ficou fácil notar a melhora.

— Minha família toda é de pescador. Quanto mais limpa a baía, mais peixe vem. Minha renda já melhorou 90% depois do projeto — diz Ubirajara de Santa.

Hoje, por exemplo, os pescadores da Baía de Guanabara acompanham a desova da tainha e o crescimento do camarão.

A matéria está na capa do Caderno Ilha desta semana e conta com detalhes como funciona a empresa. Leia aqui a reportagem completa (só para assinantes).

Entenda o processo de geração de energia a partir do lixo no vídeo feito na Usinaverde:

Título

Descricao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!