terça-feira, 11 de agosto de 2009

Acúmulo de lixo leva o caos à região da divisa

Segundo a comunidade, o serviço de coleta foi interrompido na semana passada. O motivo seria a interdição do aterro sanitário da Pajoan. Moradores querem uma solução

Daniel Carvalho
Situação crítica: Há uma semana, sacos de lixo estão se acumulando nas calçadas e nas ruas de bairros que ficam na divisa de Mogi e Itaquá

Jamile Santana
Da reportagem local
Moradores da divisa entre Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba estão sem a coleta de lixo. Há oito dias, o serviço não está funcionando nos bairros da Vila Augusta, Jardim Felix e Milton, Chácara São Joaquim e Água das Pedras.
Eles reclamam que no último dia 5, a Prefeitura de Itaquá avisou os moradores de que coleta seria suspensa devido a uma lei municipal de Mogi das Cruzes, que, entre outros itens, determina que a administração mogiana é a responsável pelos serviços como limpeza, conservação e manutenção das vias urbanas de cada um destes bairros. No entanto, segundo a Prefeitura de Itaquá, a coleta só foi suspensa por causa da interdição do aterro sanitário da Pajoan. O serviço deve voltar ao normal hoje.
De acordo com a comerciante Antônia Pereira da Silva, 58 anos, a Prefeitura de Itaquá avisou os moradores sobre a suspensão da coleta do lixo na última quarta-feira, mas os bairros já estavam sem o serviço há pelo menos dois dias. "Eles passam com o caminhão aqui dia de segunda, quarta e sexta-feira, mas desde a semana passada não tem coleta. Dizem que é por causa desta questão de Mogi ficar responsável pela manutenção do nosso bairro, mas não sabemos nada de oficial sobre isso. Simplesmente ficamos sem o serviço", contou.
Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Margarida, Henrique de Arruda Soares, nos quatro bairros prejudicados pela suspensão do serviço o número de famílias que estão com o lixo dentro de casa chega a pouco mais de 3 mil. "As ruas estão todas sujas, queremos saber de quem cobrar o serviço".
A moradora da rua Belchior Dias Moreira, na Vila Augus-ta, Marta de Jesus dos Santos, 45 anos, conta que não che-gou a colocar todas as saco-las de lixo para fora porque as duas lixeiras que tem na frente de sua casa já estão lota-das. "Aqui nem cabe mais. Estou com algumas sacolas dentro de casa e estou desesperada".
Na manhã de ontem, agentes da Secretaria de Serviços Urbanos de Mogi estavam fazendo um mapeamento nos bairros para traçar um plano para a coleta de lixo que deve começar até amanhã, de acordo com determinações da Lei Municipal 6.267 de 16 de julho de 2009, que prevê a inclusão destes bairros no atendimento da Divisão Administrativa dos Bairros da Divisa. Com a lei, os moradores de Itaquá passarão a contar com serviços de manutenção e limpeza executados por equipes de Mogi. De acordo com a Prefeitura de Itaquá, ainda hoje a coleta de lixo em algumas ruas destes bairros volta ao normal.

2 comentários:

  1. Olá... Sou o E esse tal Meio Ambiente?, e já tenho vocês nos links favoritos a um tempo e agora que oficialiar a parceria com o banner do blog. Só que não funfa gifs no wordpress... teriam algum banner em .jpg?
    De qualquer forma, o link do meu está aqui http://essetalmeioambiente.wordpress.com/dicas/parcerias/

    abs

    ResponderExcluir
  2. ahah! consegui!

    confira lá e não esqueça do meu o/

    aguardo resposta.

    abs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!