quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Degelo do Ártico

Durante 15 meses, mais de 300 cientistas de 27 nações se revezaram em uma expedição pelo Ártico a bordo do navio de pesquisas CCGS Amundsen. Os resultados preliminares deste trabalho foram anunciados em uma conferência no dia 5 de fevereiro, em Winnipeg, no Canadá. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as transformações no meio ambiente do Ártico estão muito mais velozes do que qualquer outro estudo anterior sugerira, e que a falta de gelo no mar da região durante o verão, que era anunciada para 2100, na realidade já pode acontecer entre 2013 e 2030.

De uma maneira geral, cientistas consideram o Ártico como uma das zonas mais vulneráveis às mudanças climáticas e dessa forma o que acontece por lá é uma amostra do que está por vir para o resto do planeta.

Os custos do degelo do Ártico podem chegar a US$ 2,4 trilhões até 2050, avaliou o Pew Environment Group, em um relatório também divulgado na última sexta. Segundo o documento, a região está se aquecendo em um ritmo duas vezes mais rápido do que o resto do planeta.(Envolverde) Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!