quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pneus de bicicletas...





Uma alternativa para o meio ambiente e para a moda Americano transforma pneus usados de bicicletas em resistentes cintos, resultando em uma alternativa sustentável e fashion


Por Victor Vasques

A reciclagem de pneus sempre foi um problema no Brasil e no mundo. Recicla, joga no Tietê ou transforma em chinelo? A dúvida sempre persiste e com ela o problema da poluição gerada pelos pneus.

Você pode dizer: “ah, mas eu não uso carro. Só ando com a minha bicicleta“. Oras, elas também não tem pneus?

Foi pensando nisso que o americano Julien Jaborska criou uma série de cintos para ciclistas. Apaixonado por bicicletas, Jaborska usou os pneus (antes jogados fora) para transformá-los em resistentes cintos.

De acordo com Rebicyclist, blog feito por Jaborska, em um mês são produzidos mais de 120 cintos, ou seja, mais de 120 pneus que poderiam ser jogados em lugares impróprios ou queimados.

Apenas para efeito de conscientização, existem estudos onde demonstram que a poluição de águas causada por derivados da queima de pneus pode durar até 100 anos. Essa atividade ainda pode liberar óleo pirolítico, que contém produtos tóxicos e metais pesados capazes de gerar perda de memória, danos nos rins e fígados.

Em resumo, está esperando o que para transformar aquele seu pneu velho em um cinto bem interessante? Se você acha que não vai conseguir, pense duas vezes onde vai descartar eles e compre um cinto criativo por apenas US$ 30,00.


Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!