sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tião Viana apresenta nos Estados Unidos o programa de compensação ambiental e desenvolvimento sustentável do Acre

Interesse mundial pelo projeto da nova economia do Acre
Escrito por Edmilson Ferreira



Tião Viana apresentou a proposta do Acre para o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Foto: Agência Senado)

Cerca de 100 consultores e investidores americanos e de outros países estiveram nesta semana, no centro de convenções do Fairmont Hotel, em Washington, para conhecer o projeto do Acre para a economia de baixo carbono. Organizada pelo WWF, Harvard Law School e o Instituto Nicholas da Universidade Duke, a Cúpula sobre Financiamento de Carbono Florestal ocorre anualmente nos Estados Unidos e nesta edição o destaque foi apresentado pelo senador Tião Viana que como parlamentar, mostra como está em sintonia com a atual política ambiental do Acre. "O que ficou constatado é que os governos de Jorge Viana e Binho Marques, com participação de Marina Silva, deram passos de gigante na formação de um modelo de relação global para o Acre, que agora está assentado em muita credibilidade no mundo", avaliou o senador.

O parlamentar mostrou a proposta do Acre para o mecanismo REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), um dos instrumentos de efetivação do mercado carbonicultor. O REDD acreano prevê a implantação de seis áreas às margens da BR que passam a ter tratamento diferenciado, recebendo incentivos para evitar o desmatamento e gerar créditos de carbono que possam ser comercializados. A plateia, um grupo de interessados em conhecer REDD e a Amazônia, debateu subtemas como financiamento em escala do REDD, estruturas alternativas financeiras para o REDD, lições aprendidas e estratégias de sucesso. Como resultado prático, ao menos duas empresas já se manifestaram interessadas em formar parceria de investimento em carbono no Acre. O REDD é um mecanismo novo, que vem complementar a política de desenvolvimento sustentável do Estado.

O que ficou constatado é que os governos de Jorge Viana e Binho Marques, com participação de Marina Silva, deram passos de gigante na formação de um modelo de relação global para o Acre, que agora está assentado em muita credibilidade no mundo.

Tião Viana, Senador

A meta do Acre é reduzir suas emissões em 60 milhões de toneladas de carbono em 15 anos. O governo acreano espera que o esforço signifique cerca de R$ 400 milhões de aporte para o Estado. O convite para o Acre participar do evento foi feito ao governador Binho Marques pelo Chefe Executivo do WWF-EUA, durante a COP 15, em Copenhague, da qual Tião Viana também participou. Os bons resultados apresentados pelo governo acreano em Copenhague, com investimentos para a conservação e combate ao desmatamento, foi o que motivou a participação do Acre, Durante a COP-15, Binho apresentou exemplos práticos de como o Acre promove a geração de renda e o desenvolvimento dos povos da floresta, fortalecendo a cadeia de produção e a manutenção dos recursos naturais.

As propostas de desenvolvimento sustentável e de políticas públicas para a redução do desmatamento e preservação da floresta do Acre chamaram a atenção de pesquisadores e cientistas do Brasil e do mundo em Copenhague. A trajetória do Estado na defesa pela floresta também foi outro tema de destaque na fala do governador acreano. Nesse contexto, Chico Mendes foi o primeiro a entender que a presença das populações tradicionais era a única força capaz de impedir o avanço do desmatamento na Amazônia.

A partir da presença acreana na cúpula em Washington - cuja plateia representava um PIB de US$1 trilhão - é possível que os projetos de investimentos no Estado caminhem de modo mais célere e possam se concretizar em um espaço de tempo mais curto.

Chicago - Acompanhado do secretário de Governo, Fábio Vaz, o senador Tião Viana foi recebido pelos coordenadores do Conselho de Qualidade do Desenvolvimento da Casa Branca, e nesta sexta-feira, 26, viajou para Chicago, onde se reúne com diretores da Chicago Climate Exchange, bolsa de valores que negocia certificados de créditos de carbono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!