sexta-feira, 26 de março de 2010

WWF Hora do Planeta: Falta apenas 1 dia....

A 1 dia do maior evento do mundo que coloca cidades e monumentos às escuras num sinal de luta contra as alterações climáticas - Hora do Planeta, aumenta para dezasseis o número de cidades portuguesas que aderem ao evento da WWF e uma vila – que acontece no próximo sábado, dia 27 de Março, entre as 20H30 e as 21H30.
Albufeira, Viseu, Tomar e a cidade açoriana de Lajes do Pico juntam-se à lista de cidades e vilas que em Portugal aderem à Hora do Planeta e da qual fazem parte: Lisboa, Porto, Faro, Almeirim, Vila Real, Horta (Açores), Aveiro, Esposende, Águeda, Angra do Heroísmo (Açores), Vila Nova de Famalicão, Loulé, Almeirim e a vila de Sintra. São já 17 os municípios portugueses envolvidos.

Com estas novas cidades, aumenta igualmente o número de monumentos que ficarão às escuras para iluminar esta mensagem: todos nós somos responsáveis e juntos podemos enviar uma mensagem poderosa para manter o Planeta Vivo. Em Albufeira, apagam as luzes o edifício dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Piscinas e Mercado Municipais, Castelo de Paderne, Galeria Samora Barros, Museu Municipal de Arqueologia e Estátua Beato Vicente de Albufeira; em Tomar, os Paços do Concelho, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o monumento classificado pela UNESCO como Património Mundial, Convento de Cristo; na cidade açoriana de Lajes do Pico: os Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal, o Forte de Santa Catarina e o Centro de Artes e de Ciências do Mar; que se juntam a outros monumentos nacionais emblemáticos já confirmados como, por exemplo, a Ponte 25 de Abril, Cristo-Rei, Mosteiros dos Jerónimos, em Lisboa; Mercado do Bolhão, Pontes D.Luís e D. Maria, no Porto, entre outros.

Em Portugal, o objectivo da WWF é atingir as 20 cidades envolvidas (o dobro do ano passado) nesta que já é a maior plataforma voluntária de cidadãos contra o aquecimento global, a que o mundo alguma vez assistiu; estima-se que um milhão de portugueses possa aderir à iniciativa no próximo sábado, dia 27 de Março, apagando as luzes por uma hora, entre as 20h30 e as 21h30, o que, a concretizar-se, poderá resultar numa redução no consumo de energia, nessa noite, entre 3 a 5%.

Também as empresas portuguesas continuam a aderir à Hora do Planeta e que irão celebrar a data de forma original: o Hotel Sheraton Lisboa apagará as luzes exteriores durante a Hora do Planeta, a 27 de Março, entre as 20H30 e as 21H30 e reduzirá a iluminação nos elevadores e espaços públicos durante essa hora; no restaurante panorâmico, promove-se um jantar à luz de velas com um menu especial “CO2 Free” (confeccionado com ingredientes locais e em forno de lenha); no hall do hotel, os clientes vão poder assistir a um concerto intimista de piano, à luz de velas. Do grupo Unilever, junta-se à campanha a Ben&Jerry’s (gelados), que já está a divulgar a Hora do Planeta nas suas lojas na Rua da Misericórdia (Chiado) e que vai apagar as luzes da fachada da loja durante a Hora do Planeta. Em Águeda, o restaurante Papa-tudo, volta a unir-se a esta iniciativa pelo segundo ano consecutivo e assinala a Hora do Planeta com um jantar à luz de velas.

Estas empresas juntam-se, assim, a outras como a Coca-Cola, IKEA, Sync, Dizplay, Ogilvy, Starcom, Earth Collection, Canon, Tetra Pak ou a Cardimobili.

A par da Fundação Nuno Alvares (uma organização sem fins lucrativos composta por antigos Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas) e dos blogues Saúde Ambiental e Portal Planeta Azul, também a Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra adere à iniciativa da WWF associando-se ao Fórum Coimbra na organização de várias actividades para os cidadãos nos dias 26 e 27 de Março: no dia 26, pelas 13h15, vão levar a cabo um Flash Mob (actividade caracterizada pela aglomeração instantânea de pessoas num determinado espaço, neste caso será na praça central do Centro Comercial Forum Coimbra); e no dia do apagão, a 27 de Março, uma acção idêntica está programada para as 20h00 e que irá culminar com o desligar das luzes da torre do Fórum, entre as 20h30 e as 21h30.

A Hora do Planeta revela-se assim, e uma vez mais, um dos eventos voluntários com maior expressão e impacto na sociedade, congregando vários apoios de organizações da sociedade civil e de figuras públicas portuguesas: António Vitorino d’Almeida (maestro), Wanda Stuart (actriz) e Mafalda Veiga (cantora e compositora), Camané (fadista), Joana Seixas (actriz e modelo), Sylvie Dias (actriz e modelo), Cristina Cunha (actriz) e Quimbé (humorista).
Cidade Proibida (China) e Fonte de Trévi (Itália) são dois dos novos monumentos internacionais aderentes
A nível internacional, a Hora do Planeta está a bater todos os recordes, com a adesão de 120 países à iniciativa da WWF. A Bélgica é o país com o maior número de cidades envolvidas - 180; seguindo-se França com 131 cidades; Suécia com 111, Canadá com 91 e Grécia com 90 cidades.

Pela primeira vez na história da WWF/Hora do Planeta, a Cidade Proibida, em Pequim (China), listada pela UNESCO como Património Mundial; e a Fonte de Trévi, em Roma (Itália), vão permanecer na escuridão para iluminar uma mensagem global: a luta contra as alterações climáticas.

Estes monumentos lideram, agora, uma longa lista de ícones mundiais da qual fazem parte:

• Torre de Pisa (Itália);
• Big Ben e a Casa do Parlamento (Londres- Reino Unido);
• Portão da Índia e o Red Fort em Deli;
• Quedas de Água Victoria (Zimbabué);
• Ponte de Bósforos (Istambul);
• Castelo de Hohensalzburg (Salzburgo);
• Independence Angel na Cidade do México;
• Torre Eiffel (Paris);
• Memorial da Paz em Hiroshima;
• Empire State Building (Nova Iorque);
• Cristo Redentor (Rio de Janeiro) e
• Casa da Ópera de Sidney, etc, etc.
A nível internacional, são vários os apoios corporativos: banco HSBC, Nokia Siemens Networks, Wallenius Wilhelmsen Logistics, PricewaterhouseCoopers ou Wells Fargo.

Dão a cara e a voz por esta causa, o prémio Nobel da Paz em 1984, o arcebispo Desdmond Tutu, a modelo Giselle Bunchen e o seu marido, a estrela da American NFL, Tom Brady; Helen Clark, ex Primeira-Ministra da Nova Zelândia e actual administradora do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), e ainda, Eliane Karp, Primeira-dama do Peru e o conceituado Chef de cozinha australiano, Ben O’Donoghue, entre muitas outras figuras de relevo.

A nível de redes sociais, os números também têm sido astronómicos, com o registo, via Google Maps, de 5.641.333 de apoiantes da causa a nível mundial.

A Hora do Planeta 2010 tem como objectivo mostrar aos cidadãos que a sua união faz a força e essa força pode ajudar o planeta, ao alertar os líderes mundiais para a necessidade de se definirem políticas eficazes contra as alterações climáticas.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF, que teve a sua primeira edição em 2007, apenas na cidade australiana de Sidney. Na altura dois milhões de cidadãos apagaram as suas luzes por uma hora de forma a baixar os níveis de consumo de energia. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas, em 371 cidades, desta vez em todo o mundo, uniram-se a esta causa. Em 2009, a Hora do Planeta, bateu recordes com 1.2 mil milhões de pessoas em mais de 4000 mil cidades a participarem na iniciativa. Agora, 2010, parece ser um ano de novos recordes de adesão a uma mensagem cada vez mais urgente de ser assimilada.

fonte: WWF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!