terça-feira, 6 de abril de 2010

Fazenda Modelo terá capacidade de fornecer 2 milhões de mudas anuais para programa de reflorestamento.

Publicado em 06.04.2010


O atual viveiro de 13.000m2 existe desde o final da década de 80, com capacidade de abrigar 500 mil mudas. Com o novo espaço de 17.000m2 e o plantio racional, esta capacidade pode até dobrar a produção local. Isto ajudará muito a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC a cumprir sua meta de plantar em três anos, com os viveiros de que dispõe em outros locais da cidade, os 4 milhões de mudas que possibilitarão o Rio transformar-se na Capital Verde do Sudeste, um dos programas estratégicos da Prefeitura, voltados para as Olimpíadas de 2016.
Atualmente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC produz mudas em três viveiros florestais: um na Fazenda Modelo (Guaratiba), outro em Campo Grande e o terceiro em Vila Isabel. No conjunto essas unidades atualmente alcançam o potencial de produção de 1,4 milhão de mudas/ano e com a expansão do espaço na Fazenda Modelo, a produção anual terá condições de chegar aos 2 milhões de mudas. Nos projetos de reflorestamento são utilizadas cerca de 150 espécies arbóreas, em sua maioria nativas da Mata Atlântica. Destas, são selecionadas as 36 mais importantes para o plantio intensivo.
As sementes utilizadas na produção de mudas são coletadas a partir de 1.400 árvores matrizes, selecionadas e cadastradas pela A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC, levando-se em consideração critérios científicos para manter a diversidade biológica dos reflorestamentos. Estas sementes são coletadas e beneficiadas por uma equipe formada de trabalhadores, recrutados nas comunidades vizinhas ao viveiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!