sexta-feira, 16 de abril de 2010

Orgânica 2010 incentiva produção e comercialização de orgânicos no Paraná

A produção, a comercialização e o consumo de orgânicos no Brasil entram em pauta em mais uma edição da Orgânica, que será realizada no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A abertura do evento, que chega a sua terceira edição, acontece neste domingo, dia 18, às 15h30. Na programação, que segue até terça-feira, dia 20, a Orgânica 2010 traz o conceito de moda sustentável, espaço Gourmet, um fórum de debate sobre o setor e oportunidades de negócios. 

A realização da Orgânica, que acontece paralelamente à Mercosuper – Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, uma realização anual da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) – está se consolidando como uma das referências nacionais do setor.  
Com um trabalho voltado para oferecer soluções que auxiliem e fortaleçam a produção de orgânicos em pequenas propriedades, o Sebrae é um dos parceiros do evento. O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, participa da abertura, e na segunda-feira, dia 19, o gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional, Paulo Alvim, visita a Orgânica 2010.
Orientações na área de gestão de pequenas propriedades, organização de produtores em associações e cooperativas, processos de certificação, acesso a novos mercados, tecnologia e inovação são algumas das frentes de atuação da entidade.
Segundo a coordenadora da carteira de Horticultura e Orgânicos do Sebrae Nacional, Newman Costa, a realização da Orgânica reforça a estratégia da entidade em contribuir para que a cadeia de orgânicos ganhe representatividade e produtividade. “É um trabalho realizado para que a questão do produto orgânico não seja apenas um modismo. A atuação do Sebrae é para reforçar que esse é um setor transversal”, observa a coordenadora.
O evento aproxima os elos da cadeia como produtores e cooperativas, agroindústrias, indústrias de consumo, máquinas e equipamentos, universidades, institutos de pesquisa, serviços e agências de fomento. Com esse foco, a Orgânica 2010 reúne empresários, produtores, lojas de varejo, órgãos governamentais, organismos internacionais, pesquisadores, formadores de opinião e estudantes.
“A Orgânica é um evento de negócios, onde os produtores têm a oportunidade de prospectar clientes e, também, é um evento de geração de conhecimento, com a realização de palestras e debates sobre orgânicos”, diz Newman Costa.
Segundo a coordenadora, o último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que são 90 mil produtores de orgânicos no Brasil.
“A grande surpresa, para muitas pessoas, foi que um grande número desses produtores está na Bahia, na região nordeste”, comenta Newman Costa. Segundo ela, o setor de orgânicos é um potencial nicho de mercado e que entre as atuações do Sebrae no setor está em apoiar a participação de produtores de pequenos empreendimentos em feiras e eventos.
Consumo consciente
Em três edições, a Orgânica vem oportunizando um ambiente para a geração e prospecção de negócios, além de debater os benefícios da produção de orgânicos, aliada à prática do Comércio Justo ou Comércio Solidário.
Da expressão “Fair Trade”, o Comércio Justo é um conceito que vem ganhando adeptos em todo o mundo. Produtores que trabalham com essa temática mostram que estão preocupados e comprometidos com os direitos e a dignidade de trabalhadores e da comunidade onde estão localizados, respeitam o meio ambiente e, ainda, que praticam um preço justo na venda dos produtos, o que beneficia tanto produtores quanto consumidores.
Segundo Lutero Couto, presidente da Orgânica, “o evento seriado tem a missão de apoiar mercados em desenvolvimento, assumindo sua vocação de plataforma integradora do conhecimento e formulação de estratégias sustentáveis para ocupação de espaço, nos mercados interno e internacional de orgânicos, proporcional à importância do agronegócio brasileiro no cenário mundial.”
Paraná
Na Orgânica 2010, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a atuação do Sebrae/PR no setor e quais soluções a entidade oferece para promover e fortalecer a produção no Estado. “Com a produção de orgânicos, o que percebemos é a agregação de valor. Ter um produto orgânico gera um diferencial de mercado, inclusive na questão do preço, que pode chegar a um aumento de 40%, se comparado a um produto convencional”, enfatiza a coordenadora estadual do setor de Agronegócio do Sebrae/PR, Andreia Claudino.
Segundo a coordenadora estadual, o trabalho do Sebrae/PR vem sendo desenvolvido em propriedades localizadas nas regiões oeste, sudoeste, centro-sul e norte. “Na região oeste, o Sebrae vem auxiliando os produtores de café, hortaliças, soja e frutas. Desses, 40 pequenos empreendimentos estão certificados pelo IBD (empresa brasileira que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos, biodinâmicos e de mercado justo) e 23 estão em processo de certificação com o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná). Nos últimos dois anos, os produtores também registraram um aumento na comercialização, em decorrência da participação em feiras e eventos”, diz Andreia Claudino.
Já na região centro-sul, a coordenadora cita, como exemplo, o trabalho realizado com os produtores e empresários de pequenos empreendimentos no Mercado de Orgânicos, que fica anexo ao Mercado Municipal de Curitiba. “Realizamos cursos e palestras. Em 2010, serão realizadas consultorias especializadas sobre processos de certificação, além de informações sobre acesso a mercado e gestão empresarial”, explica.
No norte do Paraná, segundo Andreia Claudino, a atuação está focada em 25 produtores da região do município de Ribeirão Claro, que trabalham com produção agroecológica incentivando a produção orgânica, inseridos na tecnologia social de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), ação apoiada pelo Sebrae/PR. No ano passado, em um terreno com área de 5 mil metros, foi iniciada a implantação da primeira horta agroecológica do sul do País.
O PAIS é uma parceria do Sebrae/PR, Núcleo de Aprendizagem Paulo Sogayar (NAPS), Prefeitura de Ribeirão Claro, Instituto Paranaense de Extensão Rural (Emater) e Instituto Ventura.
Ainda de acordo com Andreia Claudino, a Orgânica 2010 também será uma ‘vitrine’ para produtos paranaenses, como o Café Organivida, produzido na região oeste e de produtos comercializados no Mercado de Orgânicos de Curitiba. 
Orgânica 2010
A abertura da Orgânica 2010 acontece neste domingo, dia 18, às 15h30. O evento segue até terça-feira, dia 20, das 15 horas às 22 horas, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que fica na Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454. Informações: www.organicabrasil.org.br.
O evento é promovido pelo Parque de Tecnologia Social (PTS), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR) e com o patrocínio do Sebrae Nacional; Senai Nacional; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); Governo do Paraná, Prefeitura de Curitiba, Prefeitura de Maringá, Ministério da Agricultura, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Unido França.
Mercosuper
Realizada anualmente, a Mercosuper reúne profissionais do setor supermercadista, com o objetivo de promover negócios e fortalecer canais de relacionamento entre a indústria e o varejo. Em 2010, o evento traz como tema “Negócio Vencedor”, uma referência a Copa do Mundo.
Na Mercosuper, empresas de variados segmentos, entre eles cosméticos, e uma cooperativa que produz sacolas com material reciclável, em Mandirituba, na região Metropolitana de Curitiba, participam do evento. Os empresários são apoiados pelo Projeto Comércio Brasil, uma experiência bem sucedida do Sebrae Nacional, executado no Paraná e em diversos estados brasileiros.
No projeto, empresários de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas de produtores, atendidos pelo Sebrae/PR, têm aumentado seu faturamento graças ao viés principal do Comércio Brasil, que busca a prospecção de negócios e estimula a participação em eventos que aumentam a visibilidade de produtos locais.
O principal objetivo do Comércio Brasil, explica o consultor do Sebrae/PR, Marcos Uda, é proporcionar aos empreendedores a oportunidade concreta de incrementar suas vendas e aumentar seus negócios por meio de uma rede de agentes especializados em identificar e selecionar oportunidades de negócios, chamados de Agentes de Mercado.
"As empresas participantes do Projeto contam com consultoria especializada para identificar novas oportunidades de mercado no Estado e em outras regiões do País, possibilitando acessar novas oportunidades, adequadas à comercialização, estabelecer alianças e parcerias de negócios com novos canais de vendas, além de acompanhar juntamente com um consultor credenciado do projeto seu desempenho local e nacionalmente."
Segundo Marcos Uda, a participação dos empresários na Mercosuper é uma estratégia para prospectar negócios com o setor supermercadista. “Uma parte dessas empresas ainda não comercializa para supermercados. O objetivo principal é criar e ampliar canais de comercialização com esse setor e fechar novos negócios. Outra estratégia é cadastrar potencias representantes para essas empresas”, explica o consultor do Sebrae/PR. (Com assessoria de imprensa da Orgânica 2010)
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados.  O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.Fonte: sebrae@pr.sebrae.com.br

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