quarta-feira, 7 de abril de 2010

Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2010: Desenvolvimento e Mudança Climática

Os países em desenvolvimento podem mudar suas pegadas de carbono enquanto promovem o desenvolvimento e reduzem a pobreza, mas isso depende de assistência técnica e financeira de países de alta renda, de acordo com o Relatório sobre Desenvolvimento Mundial 2010: Desenvolvimento e Alterações Climáticas. (World Development Report 2010: Development and Climate Change).
Países de alta renda também precisa agir rapidamente para reduzir as suas pegadas de carbono e impulsionar o desenvolvimento de fontes alternativas de energia para ajudar a combater as alterações climáticas. Se agirmos agora, um mundo "climaticamente inteligente" é possível e os custos para atingi-lo serão altos, mas ainda administráveis. Mas para atingirmos esta transformação, destaca o Relatório, precisamos agir agora, agir juntos e agir de modo diferente.
Agir agora
É essencial agir agora ou outras opções irão desaparecer e os custos aumentarão à medida que o mundo se compromete com caminhos de alto carbono e trajetórias de aquecimento global em grande parte irreversíveis. A mudança climática ja compromete os esforços para melhorar padrões de vida e para se alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio. Ficar perto do nível de 2°C acima dos níveis pré-industriais de temperatura, provavelmente o melhor que pode ser feito, exige uma verdadeira revolução energética.
Agir juntos
Agir em conjunto é fundamental para manter os custos baixos e garantir uma abordagem eficaz de adaptação e mitigação. É preciso que os países de alta renda comecem a adotar medidas agressivas para reduzir suas próprias emissões. Isso criaria um espaço "livre de poluição" para os países em desenvolvimento, mas, ainda mais importante, estimularia a inovação e a demanda por novas tecnologias que possam ser rapidamente ampliadas.
Agir de maneira diferente
Agindo de forma diferente é necessário para permitir um futuro sustentável em um mundo em mudança. Nas próximas décadas, os sistemas mundiais de energia serão modificados para que as emissões globais baixem de 50% a 80%. É preciso construir uma infraestrutura capaz de resistir a novos extremos climáticos. Para alimentar 3 bilhões de pessoas a mais sem criar uma ameaça adicional a um ecossistema já estressado, a produtividade agrícola e o eficaz uso da água devem melhorar.
Saiba mais sobre o "Relatório sobre Desenvolvimento Mundial 2010: Desenvolvimento e Mudança Climática", lendo o resumo executivo em português. (PDF)
Visite também o site em inglês do Relatório e tenha acesso ao conteúdo integral do documento.
Fonte: Banco Mundial

Um comentário:

  1. THAIS,

    achei espetacular seu interesse em divulgar esta matéria, prova de que você vivencia sua cidadania da forma mais a ampla e respeitável possível.

    Mas, sabe THAIS, o que no meu moesto modo de entender, o que falta não é lei.

    O que falta é fiscalização!

    Fiscalização é a palavra chave e para isto o poder público precisa contratar muita gente e deve, além de tirar pelo menos, 90% dos militares do exército, marinha e aeronautica, dos querteis em bairros como leblon e Copacabana aqui no Rio de Janeiro e transferí-los para missões mais pertinentes.

    Pois, as nossas fronteiras são absolutamente abandonadas, a amazônia tem mais Ong's estrangeiras que brasileiros fiscalizando as florestas.

    O Ibama, não tem nehuma infraestrutura para combater nem fiscalizar nada.

    E as poucas incursões que por lá ocorrem, na área madereira , por exemplo é ação da Polícia Federal que recebe denúncias no Rio , Ou São Paulo dos absurdos que acontecem por lá.

    Aí a PF entra em ação.

    No entanto, vamos continuar a torcer pela solucião deste problema nacional.

    Felicito a você por abraçar o tema.

    Minha área é humor , e se quiser fazer-me uma visita ficarei honrado!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!