quarta-feira, 5 de maio de 2010

Fábrica é interditada por fundir chumbo clandestinamente em SP

Caso aconteceu em São José do Rio Preto na terça.
Segundo a polícia ambiental, local não tinha equipamentos de segurança.

Do G1 SP
Uma fábrica clandestina que fundia chumbo foi interditada na tarde de terça-feira (5) em São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, por não ter nenhum equipamento para evitar a contaminação do meio ambiente e dos funcionários.
A polícia ambiental chegou até a fábrica depois de investigações. O chumbo retirado de pilhas e peças de automóveis era derretido em fornos improvisados. O material, considerado altamente tóxico, estava espalhado pelo chão. Depois de derretido, o chumbo era transformado em peso para anzóis.
De acordo com a polícia, o material era manipulado pelos funcionários sem equipamento de proteção. “Sem licença ambiental nenhuma, o ambiente totalmente inadequado, nenhum equipamento, ou seja, totalmente disforme com a legislação vigente”, disse o tenente da Polícia Ambiental Alessandro Daleck.
Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estiveram na fábrica para avaliar se houve danos ao meio ambiente. Eles informaram que a maior preocupação é com os vizinhos à fabrica. Durante a fundição, o chumbo libera resíduos prejudiciais à saúde.
O dono e dois funcionários foram detidos e podem responder por crime ambiental. O proprietário já tem três inquéritos pelo mesmo motivo. O chumbo, os fornos, uma balança e a forma usada para moldar o metal foram apreendidos. Os três detidos prestaram depoimento e foram liberados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!