terça-feira, 1 de junho de 2010

Brasil impacta mais... País lidera lista, à frente de Estados Unidos, China, Indonésia e Japão

País lidera lista, à frente de Estados Unidos, China, Indonésia e Japão

   

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, traz uma triste colocação para o Brasil: o primeiro lugar entre os países que mais causam impacto ao meio ambiente no mundo. Detalhe: o estudo Evaluating the Relative Environmental Impact of Countries (Avaliação do Impacto Ambiental Relativo dos Países, em tradução livre), publicado no jornal científico PloS One, analisou o estado de degradação do meio ambiente em 171 países.

Pesaram nesta lista diversos fatores: taxas de desmatamento, poluição do ar e da água e a perda da biodiversidade, além das taxas de emissão de carbono e o número de espécies em extinção. A pesquisa também considerou o crescimento populacional e econômico.

Nos cálculos que consideram o impacto ambiental de maneira absoluta (ou seja, sem medir o tamanho dos territórios e a quantidade de recursos naturais disponíveis), o Brasil aparece no topo. E até aqui o principal fator para isso é o desmatamento. Tanto que o País é o primeiro no fator de perda de floresta natural e o terceiro em transformação de habitats naturais. No quesito espécies ameaçadas e carbono na atmosfera, o Brasil ocupa a quarta posição.

A pesquisa concluiu que países com maior população e fortes economicamente foram os que mais tiveram impacto ambiental absoluto. Brasil, Estados Unidos, China, Indonésia, Japão, México, Índia, Rússia, Austrália e Peru lideram a lista. A única ressalva é no ranking de impacto proporcional, que considera recursos naturais.
O Brasil não aparece entre os 20 primeiros. Cingapura, Coréia do Sul, Quatar, Kuwait, Japão, Tailândia, Bahrein, Malásia, Filipinas e Holanda são os dez países que lideram a lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!