quinta-feira, 10 de junho de 2010

Eletrobras Distribuição Alagoas lança projeto-piloto de arborização.


por Assessoria

A Eletrobras Distribuição Alagoas lança na próxima sexta-feira (11), às 8h30, o Projeto Cidadania Verde, que pretende arborizar o Conjunto Paulo Bandeira, localizado no Complexo Benedito II, em Maceió. O projeto é modelo, no que diz respeito ao plantio de árvores em convivência harmônica com a rede elétrica. A intenção da Eletrobras é contribuir para que a comunidade se torne mais bonita, com um clima mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os moradores, sem prejudicar o fornecimento de energia.

A ação será realizada em parceria com o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), que irá doar as mudas e realizar o plantio das árvores na comunidade. A ideia do projeto surgiu das Coordenações de Sustentabilidade e do Meio Ambiente da Eletrobras Distribuição Alagoas e tem como objetivo cumprir o seu Plano de Ação de Sustentabilidade, os princípios e diretrizes da política ambiental do Sistema Eletrobras, a exemplo de implantar programas e ações ambientais de forma articulada com outros setores e instituições.

O plantio das árvores já começa no dia do lançamento do Projeto. Serão plantadas aproximadamente 20 mudas de árvores de pequeno, médio e grande porte, de maneira regular e ordenada. Entre elas ipês rosa, amarelo e mirim, moringa, sabonete, goiabeira, aroeira, craibeira e aroeira. "Pensando em uma melhor convivência com a rede elétrica, nenhuma das árvores será plantada embaixo da posteação, todo o plantio será feito em áreas ideais para que as plantas cresçam sem interferir na fiação", explicou o coordenador de gestão ambiental do IPMA, Gustavo Porangaba.

Ainda no lançamento do projeto serão realizadas palestras educativas para crianças. De maneira lúdica, técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) irão passar informações sobre preservação do meio ambiente e cidadania. Especialistas do IPMA também estarão informando a população sobre a maneira correta de plantar uma árvore, os locais adequados para o plantio e como ela deve ser regada para crescer bem em espaços urbanos.

"Destacamos que todo esse processo só terá continuidade se os moradores também se comprometerem a ajudar cuidando de cada árvore que será plantada na comunidade", disse Adjar Barbosa, representante da Eletrobras Distribuição Alagoas. O projeto prevê que cada morador que tiver a árvore plantada em frente á casa seja cadastrado, na intenção de que ele possa colaborar com o crescimento da planta.

Para realizar o projeto a Eletrobras conta com parceria da Associação de Moradores do Conjunto Paulo Bandeira, da Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal), do Ministério Público Estadual, do Batalhão da Polícia Ambiental, além do IMA e IPMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!