quinta-feira, 10 de junho de 2010

Exposição marca a abertura da Semana do Meio Ambiente.


A beleza da transformação de resíduos em artes plásticas pôde ser apreciada na noite dessa terça-feira (8), em Belo Horizonte, no lançamento da exposição ‘Artes em Resíduos’. O evento marcou o início da Semana do Meio Ambiente de Minas Gerais, que será realizada até o dia 13 de junho, em diferentes espaços da Capital, e é uma promoção do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
A mostra é resultado do trabalho do artista plástico Eymard Brandão sobre cores, texturas e outras propriedades de resíduos siderúrgicos, desenvolvido no âmbito do Projeto Arte e Resíduos pela Feam, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). “O meu trabalho sempre foi norteado pelo uso de materiais não tradicionais e o reaproveitamento dos resíduos revela as possibilidades de transformação da matéria em arte”, explicou. Os 30 painéis expostos foram feitos de materiais como pó de grafite, sucatas de metais e moinha de carvão vegetal, com pigmentos naturais fixados sobre compensados de portas.
Durante o evento, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, ressaltou a importância das manifestações culturais nos processos de transformação de comportamentos e atitudes. “A questão ambiental é multidimensional e tem interfaces com as dimensões econômicas, sociais, institucional e cultural. É no âmbito da dimensão cultural que nós iremos fazer a mudança da mentalidade da sociedade na sua relação com a natureza”, afirmou.
O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, também ressaltou a importância do projeto no contexto de uma economia sustentável, na qual os resíduos devem ser valorizados em vários processos produtivos, inclusive, para a construção de obras de arte. “O resultado são painéis que concretizam a idéia e expressam a possibilidade de harmonia entre os resíduos, que pela beleza apresentam grande potencial a ser explorado também na indústria de revestimentos e decoração”, destacou.
Junqueira ressaltou ainda o trabalho da Feam na gestão de resíduos, destacando a elaboração dos Inventários de Resíduos Sólidos Industriais e Minerários e o programa Minas sem Lixões, que permitiu que a disposição final adequada dos resíduos sólidos urbanos no Estado aumentasse de 18%, em 2003, para 50%, em 2009.
A exposição “Arte e Resíduos” ficará aberta ao público de 9 de junho a 8 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no CMRR - rua Belém, nº 40, bairro Esplanada, Belo Horizonte. A entrada é gratuita.
Agência Minas

Renato Cobucci/Secom MG




Exposição do artista plástico Eymard Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!