quarta-feira, 9 de junho de 2010

Lançado no último sábado no Senac o 'Disque Árvore'

por Senac/AL

No último sábado (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, os maceioenses tiveram um meio mais fácil de adotar uma árvore e contribuir para deixar a cidade mais arborizada e bonita. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente lançou o Disque Árvore. "Por meio do número 08000 82 8000 qualquer pessoa pode ligar e solicitar uma muda e uma equipe de técnicos da secretaria vai ao local plantar e entregar um termo de adoção, pelo qual a pessoa se responsabiliza pelos c
Divulgação
Divulgação
uidados com a planta", anunciou Ricardo Ramalho, durante uma das palestras no auditório do Senac Poço, comemorativa da Semana do Meio Ambiente.

De acordo com o secretário, estarão à disposição da população cerca de 40 espécies da mata atlântica, algumas plantas exóticas, outras frutíferas. O Disque Árvore é uma das ações do projeto Arborização Urbana, que prevê o plantio de 1 milhão de árvores em 8 anos. "Já atingimos 300 mil árvores plantadas ao longo de 5 anos", afirmou Ramalho, que explicou ainda que outro projeto da secretaria - Mar aberto - está ampliando a fiscalização de lançamento de dejetos nas praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiuca. A intensificação da fiscalização gerou notificações, multas e o tamponamento de pontos de poluição da orla. Segundo ele, o trabalho da secretaria reduziu em 86% o número de coliformes fecais.

Outro palestrante convidado pelo Senac Alagoas foi o jornalista e superintendente de Meio Ambiente/SEMARH, Anivaldo Miranda. Na palestra sobre "Os Desafios Ambientais do Século XXI" ele citou a escassez de água doce, a desertificação e o aquecimento global como os grandes problemas enfrentados pela humanidade. "Hoje não podemos mais perder tempo e é preciso uma mudança de comportamento urgente. A humanidade tem que aprender a produzir e consumir de forma mais racional e sustentável. É preciso mudar também a mentalidade dos agentes do poder público, para que eles compreendam que meio ambiente não é política nem assunto só de especialistas e sim de estado". Segundo ele, faltam recursos e melhor capacitação profissional na gestão ambiental.

"As mudanças climáticas já afetam todo o planeta e o nordeste será mais afetado por ser a região mais pobre do Brasil", afirmou outro palestrante, o instrutor de Meio Ambiente do Senac, Marcelo Ribeiro, na palestra sobre " Mudanças Climáticas e as suas Consequências para o Nordeste". Segundo ele, os oceanos estão se tornando mais ácidos e as espécies, desaparecendo. E é preciso preservar a biodiversidade do Brasil, que é a maior do planeta. Marcelo Ribeiro lembrou também as desigualdades sociais e a necessidade de uma divisão economicamente mais justa. "Enquanto aqui se morre de fome, nos Estados Unidos as pessoas estão morrendo por excesso de gordura". A obesidade mórbida naquele país tornou-se um grave problema de saúde pública. Marcelo Ribeiro lembrou à platéia presente ao auditório do Senac Poço que "é preciso repensar a humanidade. Como estamos cuidando do nosso planeta? Como estamos tratando nossos semelhantes? É preciso refletir sobre tudo isso", afirmou.

Durante toda a semana comemorativa do meio ambiente, o Senac Alagoas também esteve presente na programação desenvolvida pelos órgãos públicos estaduais e municipais, no CEPA, com serviços de corte de cabelo para os participantes do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!