terça-feira, 22 de junho de 2010

O futuro da arqueologia brasileira está na Amazônia.

  • A região foi revelada como um dos mais importantes centros arqueológicos


  • AMBIENTE BRASIL
    Famosa por possuir uma das maiores concentrações de diversidades de espécies animais e vegetais do mundo, a Amazônia também pode se orgulhar por outro motivo menos óbvio. A região foi revelada como um dos mais importantes centros arqueológicos do país e vem sendo desvendada desde então. É o que mostra o professor Eduardo Goes Neves, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
    "Há um quadro diferente emergindo que mostra que a Amazônia foi bastante ocupada no passado e que essas populações antigas modificaram sua paisagem", afirma o professor. Estudos e análises têm mostrado que a região não é só uma formação natural e que na verdade possui sítios arqueológicos de até 10.000 anos a serem explorados.
    A terra preta da região amazônica, mesmo possuindo um alto nível de umidade, tem a capacidade de conservar em ótimas condições de vasos de cerâmica a ponteiras de metal. Há indícios de que esse tipo de solo tenha sido manejado e produzido de maneira proposital por povos antigos.
    Pouco divulgada no Brasil, a arqueologia depende diretamente de financiamentos da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) ou ainda de empresas privadas que apoiem as escavações. Uma lei nacional prevê trabalho arqueológico preliminar antes de qualquer tipo de construção, incluindo usinas e gasodutos. Os entornos de Belo Monte, por exemplo, já passaram por uma escavação preventiva, porém caso o projeto saia do papel serão necessárias novas pesquisas.
    A profissão de arqueólogo não é regulamentada e por isso passa por dificuldades na formação de novos profissionais. O número atual de trabalhadores na área ainda é pequeno, falta especialização e prática. "Um arqueólogo não fica sem emprego no Brasil, ainda mais se tiver disponibilidade para viajar para a região amazônica", diz Neves. A demanda por trabalhadores é tão grande, devido a quantidade de obras sendo realizadas, que o professor chega a cogitar a necessidade de trazer arqueólogos estrangeiros para trabalharem no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!