sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tratamento de esgoto protege o meio ambiente Balneário Camboriú terá uma das melhores estações de tratamento de esgoto do Brasil.

Balneário Camboriú terá uma das melhores estações de tratamento de esgoto do Brasil.


A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Emasa - Empresa Municipal de Água e Saneamento, executa etapas com diversas obras na cidade, e na execução da estação de tratamento de esgoto. Os serviços desenvolvidos pela equipe da autarquia estão em andamento e têm a finalidade de proteger o meio ambiente e reduzir o volume de esgoto conduzido ao rio Camboriú, além de acabar com o mau cheiro das lagoas de estabilização, que incomodam os moradores da região.
Segundo o diretor geral da Emasa, Ney Clivati, a nova estação de tratamento de esgoto, que se localiza no bairro Nova Esperança, com investimentos na ordem dos R$ 22 milhões e prazo de término previsto para setembro de 2011, informa que o novo sistema denominado "lodo com aeração prolongada" vai tratar o esgoto produzido por uma população estimada de 256 mil pessoas, com eficiência de 95%. A estimativa é de que a estação seja suficiente para atender a população até 2029.
Balneário Camboriú tem hoje uma capacidade de tratamento equivalente para 86 mil habitantes e um sistema com baixa eficiência (45%) em que a maior parte dos efluentes é despejada diretamente no rio Camboriú. A partir daí, o rio, terá águas limpas e sem odor, beneficiando a qualidade das águas do rio.
Ao mesmo tempo, o projeto 100% esgoto dos bairros irá colaborar muito para a recuperação do rio e no planejamento, estão previstas redes coletoras do esgoto, que beneficiarão os bairros Vila Real, Jardim Iate Clube, Barra, Nova Esperança, Municípios e São Judas.
O secretário do Meio Ambiente, André Ritzmann, também destaca o projeto Produtor de Água, que tem o objetivo de melhorar a qualidade da água e contribuir para a regularização hídrica da bacia do rio Camboriú, além de proteger as nascentes e áreas de mata ciliar, recuperando as regiões degradadas.
Conforme o secretário, este projeto será decisivo para que o meio ambiente esteja em equilíbrio e mediante isso, a região será privilegiada, sendo número um se comparada à Europa.
E ainda, as obras da Ponte Via Real e a passarela da Barra Sul também irão contribuir muito para a qualidade de vida dos moradores da cidade.

Por: http://www.jornaltribuna.com.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!