sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mar à vista 62ª Reunião Anual da SBPC, em Natal, estará de olho no oceano.

Deste domingo, 25, até o dia 30, acontece em Natal, no Rio Grande Norte, a 62ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). O tema central, “Ciências do Mar: herança para o futuro”, já é indicativo de onde estará o foco dos estudiosos.
 
“Após duas reuniões voltadas à Amazônia [Belém, em 2007, e Manaus, em 2009], voltamos agora para o outro grande ecossistema brasileiro: o mar, a nossa ‘Amazônia azul’ de área de 4 milhões e 500 mil quilômetros quadrados e para a qual a ciência tem olhado muito pouco”, reconheceu Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC.
 
Em debate estarão assuntos como “Pesca e aquicultura no Brasil”, “A qualidade de vida nas comunidades pesqueiras”, “Mar e defesa”, “A construção naval no Brasil”, “A importância dos oceanos nas mudanças climáticas”, “Cidades brasileiras e interação com o mar” e “Solos e ecossistemas terrestres das ilhas oceânicas brasileiras e da Antártica”.
 
Para Raupp, a ciência está intimamente ligada a dois pontos fundamentais ao desenvolvimento do País: inovação e sustentabilidade ambiental. “Precisamos não somente produzir o conhecimento, mas também difundi-lo para toda a sociedade a fim de que ela se desenvolva e aprenda com os erros do passado, quando não havia a preocupação atual com o meio ambiente”, disse.
 
Na página da 62ª Reunião da SBPC (www.sbpcnet.org.br/natal) é possível esmiuçar os assuntos que serão tratados no encontro, realizado no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao todo serão 71 conferências, 53 mesas-redondas e 29 simpósios (41 deles relacionados ao mar). O evento também abrange encontros, minicursos e sessões de pôsteres de trabalhos científicos.
 
Fapesp verde
 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) levará a exposição Natureza Brasileira – Mistério e Destino, apresentada em 2008 no Museu Botânico de Berlim, na Alemanha, que mostra ações científicas voltadas ao conhecimento e à preservação da biodiversidade brasileira.
 
Outro destaque será a exposição virtual Flora Brasiliensis On-line, com imagens em alta resolução do inventário feito pelo botânico Carl Friedrich Philipp Von Martius sobre a flora brasileira no século 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!