quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Para onde vai o e-lixo? Veja para onde!!!

Lei dos Resíduos Sólidos estabelece regras para descarte de celulares, computadores, baterias e pilhas, que não podem ir para o lixo comum

POR MARINA ESTARQUE

Rio - Quem recebe spams por e-mail se aborrece, mas pelo menos não tem dificuldade em limpar o lixo eletrônico da caixa-postal. Infelizmente, o nosso planeta não tem a mesma facilidade para lidar com o lixo eletrônico que recebe, ou seja, os resíduos de aparelhos como telefones celulares, computadores e as baterias e pilhas que os alimentam.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
O produtor de vídeo Luiz Paulo Leão recolhe as pilhas e baterias no trabalho | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
O problema destes materiais é que eles contém substâncias altamente tóxicas, como metais pesados e substâncias químicas contra chamas que não podem, em hipótese alguma, ser jogados no lixo comum. O chamado e-lixo deve ser reciclado ou descartado em aterros controlados para impedir a contaminação dos solos e lençóis freáticos.

Após 20 anos tramitando no Congresso, a política nacional de resíduos sólidos, que também trata do descarte desses materiais, foi sancionada nesta segunda-feira (2/8). A nova lei, que deve ser regulamentada em 90 dias, estabelece que a responsabilidade pelos resíduos deve ser compartilhada entre fabricantes, comerciantes, governo e consumidores.

As empresas terão que criar o chamado ‘sistema de logística reversa’, ou seja, um método para recolher os resíduos que possam ser reciclados ou reutilizados e dar um destino final aos rejeitos, materiais que não podem ser reaproveitados.

>>> INFOGRÁFICO: O perigo do lixo eletrônico

Fontes para o infográfico: Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Oxil, Projeto E-Lixo,Teleco, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A estimativa do percentual de celulares reciclados pela operadoras Tim e Vivo em relação às vendas do segundo trimestre de 2010 foram gerados pela reportagem, com base em um cruzamento de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!