quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Lajeado contabiliza 4 mil ações de Educação Ambiental neste ano.

Foto: Divulgação
Clique para Ampliar
Durante duas horas, os alunos da Escola Santo André estiveram passeando no
Jardim Botânico
2 1
“Como é bom conhecer a natureza de pertinho”, exclamou o aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André, Maicon Azevedo, 8 anos, satisfeito ao retornar da trilha que realizou terça-feira, 28, com seus 14 colegas pelo Jardim Botânico de Lajeado (JBL). A atividade de educação ambiental foi proporcionada pela Prefeitura de Lajeado. Com esta ação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) contabiliza mais de 4 mil atendimentos prestados em educação ambiental em 2010.

A ida ao JBL surgiu para ampliar os conhecimentos sobre a primavera, aprendidos em sala de aula, segundo a monitora da turma da Escola Santo André, Lana Dutra. Nesta tarde, os alunos realizaram passeio pelas trilhas em meio à natureza e também conheceram o Orquidário, o Cactário, o Bromeliário e as outras coleções botânicas, inclusive espécies ameaçadas de extinção preservadas no local.

Centro de Educação Ambiental

Desde sua criação, em meados de 2005, o Centro de Educação Ambiental (CEA) já realizou 81 mil atendimentos, de acordo com a responsável pelo setor, Laura Barbieri de Oliveira.

Entre as atividades realizadas pelo CEA também estão: Visitas monitoradas no Parque do Engenho e Aterro Sanitário; Palestras sobre cadeia alimentar, resíduos sólidos urbanos, castração e posse responsável de animais; oficinas de reutilização de materiais, reciclagem de papel; Estudo da estrutura de plantas no Laboratório Verde, bem como a Biblioteca Ambiental. “Também atendemos grupos de clubes de mães, associações de moradores, empresas – inclusive com palestras em suas sedes, e neste ano ainda lançamos o Curso de Capacitação em Gestão Ambiental, que está com encontros mensais programados até dezembro”, informou Laura.

O agendamento para interessados em realizar visitas guiadas pelo CEA deve ser feito pelo telefone 51-3982-1222 ou pelo email edambiental@lajeado-rs.com.br. O Jardim Botânico também fica aberto à livre visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45min e, em sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!