quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sudema entrega hoje licenças ambientais às empresas responsáveis pela perfuração de poços na Bacia do Rio do Peixe.

Exploração de petróleo vai começar

Isabella Araújo


Com a perspectiva de incremento da economia a partir da exploração do petróleo na Bacia do Rio do Peixe, no Sertão paraibano, somente o município de Sousa (a 427 quilômetros de João Pessoa) já registrou um crescimento de 28% do número das autorizações concedidas para a construção civil no ano passado, em relação a anos anteriores. Amanhã, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) entregará as licenças ambientais às empresas que ficarão responsáveis pela exploração do petróleo na região, que engloba também as cidades de Santa Helena e Triunfo. Com a autorização, as empresas Petrobrás e UTC Engenharia poderão dar início à perfuração de seis poços de petróleo e consequente transporte do óleo extraído da região sertaneja.


Região vive grande expectativa para o impulsionamento Foto: Petrobras/Divulgação
As informações são do secretário de Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento, que participará do evento administrativo pela manhã, no Palácio da Redenção. A entrega das licenças pela Sudema ocorre por se tratar de uma área integrante da zona rural dos municípios envolvidos. Com a divisão feita, a Petrobras ficará responsável pela perfuração de quatro poços e a UTC Engenharia fará o trabalho em dois poços. "As licenças ambientais autorizam as empresas a entrarem com os equipamentos de perfuração na área, a perfuração dos poços e o transporte do óleo extraído", informou o secretário Francisco Jácome Sarmento.

Entretanto, enquanto a instalação dos equipamentos não ocorre (a previsão é para daqui a dois meses), o município vive um momento de expectativa para o impulsionamento da economia local, com perspectiva de melhorias para o povo da região. "A gente sabe que vai haver um aumento do trânsito de caminhões na região, por isso estamos realizando o calçamento de 100 ruas e o asfaltamento de 12 novas ruas, com mais 14 previstas para serem asfaltadas", explicou o secretário de Comunicação da Prefeitura de Sousa, João Alexandre, acrescentando que há, inclusive, empresas se instalando na cidade para fazer capacitação profissional, projetando o crescimento local com a exploração do petróleo.

O secretário de Comunicação de Sousa informou que a Prefeitura municipal vem atuando no sentido de permitir uma infraestrutura para as instalações das empresas, incluindo o calçamento de 50 ruas a cada ano. "Há informações não oficiais de que a Petrobrás está pronta para iniciar a exploração", disse o secretário. Deve participar da entrega das licenças ambientais o diretor de Produção e Exploração da Petrobrás, Guilherme Estrella. Na avaliação do secretário de Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, a perfuração dos poços vai trazer uma análise concreta sobre o potencial produtivo daquela bacia petrolífera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!