sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ministério do Meio Ambiente mapeia potencial econômico das áreas de preservação brasileiras

Resultados serão levados à Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, no Japão

por Globo Rural Online
 Shutterstock 
Um estudo sobre o potencial econômico das Unidades de Conservação do Brasil, como parques e florestas públicas, é desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo é levar os resultados obtidos à COP–10, a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, que acontece em novembro, na cidade de Nagoya, no Japão.
A partir do estudo, será elaborado um diagnóstico das oportunidades econômicas que áreas de preservação brasileiras oferecem. “O país tem um amplo potencial de aproveitamento dos parques, que ainda é pouco conhecido e explorado”, diz Fábio França de Araújo, diretor do departamento de áreas protegidas do MMA.
Das 310 áreas de conservação federais e 374 estaduais apenas 26,7% permitem variedade de usos econômicos, como ecoturismo, pesquisa científica, manejo de recursos florestais e agricultura. Nos Estados Unidos, por exemplo, o turismo em parques nacionais promove uma receita de US$ 15 bilhões na economia e gera 250 mil empregos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!