quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Rastreamento paralelo de ONG faz 'pressão positiva'

Herton Escobar - O Estado de S.Paulo
 
Além do Inpe, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), ONG com sede em Belém, produz relatórios mensais sobre o desmatamento na Amazônia desde 2008. O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) usa as mesmas imagens brutas de satélite do programa Deter, do Inpe. Mas chega frequentemente a resultados diferentes, por utilizar técnicas e metodologias próprias de processamento das imagens.
O sistema do Imazon é mais automatizado e quantitativo, enquanto que o do Inpe é mais "manual" e qualitativo, baseado na interpretação visual das imagens por técnicos. "Achamos essa redundância de ter dois sistemas muito positiva, porque cria um pressão positiva para que o governo continue a publicar seus dados", diz o pesquisador Carlos Souza Júnior, do Imazon.
A ideia de criar o SAD, segundo Souza, surgiu em 2005, motivada pela lentidão e pela falta de transparência na divulgação dos dados oficiais do governo. Até aquele ano, o desmatamento era tratado quase como segredo de Estado. Só a partir de 2005 os dados e as imagens do Inpe passaram a ser publicados abertamente para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!