sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Acordo mundial sobre recursos genéticos pode ser alcançado hoje...

A organização japonesa da Convenção sobre a Diversidade Biológica acredita que se poderá chegar ainda hoje a um acordo sobre a divisão dos lucros procedentes dos recursos genéticos do planeta.
“A proposta foi aceite pelos representantes dos grupos regionais. Queremos examinar a adopção deste acordo mais tarde”, explicou Ryu Matsumoto, ministro do Ambiente japonês.
O protocolo sobre o Acesso e a Divisão das Vantagens (ABS) tem como objectivo fazer com que os lucros gerados pelas empresas (sobretudo laboratórios farmacêuticos e de cosmética, entre outros) de genes provenientes da reserva de biodiversidade dos países do hemisfério sul (animais, plantas e microrganismos) sejam partilhados com estes.
De acordo com um delegado europeu presente na convenção, as consultas para garantir o apoio de todos os países dentro de cada grupo regional estavam a ser feitas e a votação poderá acontecer ainda hoje.
Acordo mundial sobre recursos genéticos pode ser alcançado hoje
Ontem, porém, as negociações estavam paradas. União Europeia e Canadá seriam as regiões que mais se opunham ao acordo – e os países em desenvolvimento os que mais o desejam.
Na altura, um responsável japonês tinha inclusive referido que a União Europeia estaria a “empatar” a negociação, opondo-se a pequenos detalhes para adiar uma proposta.
Como já adiantámos durante a semana passada no Green Savers, a reunião de Nagoya começou a 18 de Outubro e tem como objectivo fixar 20 metas estratégicas para 2020, que visam proteger a biodiversidade e conter o alarmante ritmo de desaparecimento das espécies.
Outro dos objectivos é estender as áreas protegidas dos actuais 13% (superfície do planeta) e menos de 1% (oceanos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!