sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Danos ambientais da actividade humana atingem 11 % do PIB global

Os danos ambientais causados no planeta pela actividade humana em 2008 representou um valor de 6,6 mil milhões de dólares, ou seja, 11 por cento do PIB global, segundo um estudo divulgado pela Princípios para o Investimento, da ONU, e pelo UNEP – Programa de Ambiente das Nações Unidas. Os custos globais são 20 por cento superiores à queda verificada no fundo de pensões nos países desenvolvidos devido à crise financeira.
O estudo, que tenta quantificar, em termos monetários, os danos ambientais causados pelas empresas e as possíveis consequências futuras para os investidores e os lucros das empresas, estima que em 2008 as 3000 maiores empresas públicas do mundo foram responsáveis por um terço de todos os danos ambientais globais. O estudo adverte que como os danos ambientais e o esgotamento de recursos aumenta, e os governos começam a aplicar os princípios do "poluidor-pagador", as grandes empresas serão afectadas através de prémios de seguro mais elevados, enquanto que aumentam os impostos, os preços das matérias-primas e as acções de limpeza.
Os sectores mais prejudiciais ao ambiente são empresas de utilities; produtores de petróleo e gás; e metais industriais e minas. Estes três sectores representaram um valor de quase um trilião de dólares de danos ambientais em 2008. As três mil maiores empresas do mundo foram responsáveis por 2,15 triliões de dólares em danos ambientais no ano em análise.

Autor / Fonte
Lúcia Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!