sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Planeta...

O Estado de S.Paulo

Declaração de secretário da Rio+20 causa polêmica

A negociação para a Conferência Rio + 20 - que ocorrerá em 2012, no Brasil, para marcar os 20 anos da Eco-92 - começa em meio a polêmicas e saia-justa. A atuação do diplomata chinês Sha Zukang, escolhido para ser o secretário-geral da conferência, já é questionada. Zukang criticou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, os Estados Unidos e países que prometem doações, mas não cumprem.
Em uma reunião a portas fechadas com Ban, o chinês deixou claro: "Não gosto de você e nunca gostei."
Os problemas, porém, não pararam por aí. O chinês acusou as grandes potências de serem "mentirosas" ao anunciarem doações para a Organização das Nações Unidas (ONU) e compromissos financeiros na luta contra as mudanças climáticas e não depositarem o dinheiro. "Essas grandes conferências se transformaram em um concurso de beleza."
Na pauta da Rio+20 está a negociação de um acordo para promover a economia verde. A ideia é encontrar um modelo de crescimento que seja compatível com o meio ambiente. A posição do Brasil e de outros emergentes é de que um novo arcabouço de leis precisa ser estabelecido para garantir que a promoção da economia verde não signifique uma onda de medidas protecionistas.
FAUNA
Pandas de proveta são apresentados em Madri
Dois filhotes de urso panda, nascidos há um mês na Espanha, foram apresentados ontem pelo zoológico de Madrid. Eles foram concebidos por inseminação artificial, fruto do esforço conjunto entre o Conselho de Pesquisas Nacionais da Espanha e cientistas chineses. Cada um dos filhotes pesa 1 quilo, segundo o veterinário Yuan Bo, que viajou de Pequim até Madri para acompanhar o nascimento e o primeiro mês de vida dos filhotes.
ESTUDO
Milho transgênico pode beneficiar milho comum
O milho geneticamente modificado para resistir ao ataque de insetos tem um "efeito de aura" que oferece benefícios a outras variedades de milho plantadas na mesma região porque reduz a população da lagarta que ataca o milho, aponta um novo estudo realizado nos Estados Unidos.
O custo da lagarta para os agricultores americano chegava a US$ 1 bilhão ao ano, segundo o estudo publicado na revista Science. Já o milho modificado gerou um benefício econômico de US$ 6,9 bilhões nos últimos 14 anos nos cinco Estados estudados, concluíram os cientistas, liderados por William Hutchison, da Universidade de Minnesota, e Paul Mitchell, da Universidade de Wisconsin.
MÉXICO
Ativistas pedem uso de energia solar
A menos de dois meses da Conferência do Clima (COP-16) em Cancún, ativistas do Greenpeace fizeram protesto em frente ao Palácio Nacional, sede do governo no México. Eles querem sensibilizar o presidente Felipe Calderón para que instale painéis solares no edifício e incentive o uso de energias alternativas. / AFRA BALAZINA, ANDREA VIALLI e JAMIL CHADE, com REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!