sábado, 16 de outubro de 2010

Embrapa: sustentabilidade no campo será maior.

O que a agricultora hoje joga fora vai ser reaproveitado para produção de energia e alimentos para animais.

No primeiro programa em alta definição, o Caminhos da Roça abordou o avanço tecnológico aplicado ao campo. E para mostrar o que há de mais moderno em pesquisa, mostrou o trabalho da Embrapa Instrumentação Agropecuária, um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento científico do Brasil. O centro fica em São Carlos, onde os cientistas estudam soluções para os problemas do dia a dia no campo, buscando sempre produtividade, com sustentabilidade.
Um dos responsáveis por esse trabalho é João de Mendonça Naime, coordenador técnico da Embrapa: "A Embrapa tem unidades espalhadas por todo território nacional, têm 45 unidades de pesquisa.
A Embrapa instrumentação, em São Carlos, que já tem 25 anos e completará 26 em dezembro, é composta hoje por 25 pesquisadores, profissionais que trabalham especificamente em equipamentos, metodologias, aplicada a agro-pecuária. Ao longo do tempo a unidade foi se firmando na pesquisa, no cenário internacional com diversas publicações importantes.
Hoje em dia as grandes novidades que essa unidade tem trabalhado é na linha de agricultura de precisão, ou seja, você tratar a propriedade rural não mais de uma forma homogênea. Por exemplo, se você quer corrigir a acidez do solo, você não vai aplicar a mesma taxa em toda a propriedade, você vai fazer um estudo prévio de como se comporta o solo para aplicar a quantidade certa.
E a nanotecnologia que oferece sensores para estudo da contaminação de água, de poluente orgânicos, inorgânicos, pesticidas, ou então técnicas de remoção de poluentes da água como metais pesados, através de nano partículas magnéticas que aderem a esses metais pesados que têm na água contaminada."
E tudo isso vai acontecer num futuro próximo?:
"Sim, acreditamos. Completado o ciclo de participação de inovação acreditamos que sustentabilidade no campo será muito maior, o aproveitamente dos insulmos será maximizado, inclusive residuos, o que a agricultora hoje joga fora, vai ser reaproveitado para produção de energia, alimentos para animais."
E no dia a dia, na prática?:
"Na prática eu posso dar um exemplo da nano- tecnologia, você pode ter embalagens inteligentes que mostram se o alimento está deteriorado ou não, independente da data de validade . Ela vai denunciar se o alimento não foi bem conservado de forma que a indústria recomendou. Essa embalagem vai denunciar a deterioração do alimento.
Outro exemplo da nano tecnologia são sensores que avaliam a qualidade, como a língua eletrônica. Ela pode atuar numa indústria de sucos, manter o padrão em tempo real. Enquanto está produzindo o suco está monitorando e controlando os insulmos para a produção de suco, ou a mistura que eles fazem de diferentes variedades de laranja para manter um padrão de qualidade para cada mercado.", afirma João de Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!