sábado, 16 de outubro de 2010

O SWU e a polêmica sustentabilidade... O que você acha disso?


Por: vitorhs  E esse tal Meio Ambiente?

Sem dúvida alguma, o SWU foi o melhor evento da minha vida. Muitas bandas boas e a oportunidade de unir diversão e sustentabilidade. Em teoria, isso funcionou muito bem, o marketing em cima disso tudo foi fundamental para a minha ida ao festival. Quis ver com meus próprios olhos, como funcionaria.
Ao fim dos 3 dias do SWU, os organizadores exaltam o sucesso do evento, minimizando os problemas e os impactos reais de um evento desse porte. A solução apresentada pela organização, é que todo os gases emitidos, inclusive pelos aviões que transportaram as bandas, serão compensados com a plantação de árvores.
Espero que também sejam contabilizados os gases liberados pelos veículos enquanto aguardavam nas imensas filas que se formavam na saída do evento. Na primeira noite, carros, ônibus e vans ficaram em filas por mais de 3 horas.
Na minha opinião, a intenção deveria ser a de conscientizar ainda mais as pessoas, como por exemplo, cada um cuidar do seu próprio lixo. Haviam muitas lixeiras espalhadas pela arena, mas creio que não eram suficientes para atender a média de 54 mil pessoas por dia.
Vi muitas pessoas jogando latas, garrafas pets e papéis no chão, sem a menor preocupação. Mas vi também muita gente andando alguns metros pra jogar o seu lixo no local correto.
Altos preços e as intermináveis filas fizeram com que muita gente ficasse enfurecida, brincando que o evento era pra ajudar na ‘sustentabilidade’ dos organizadores.
Uma camiseta por R$ 70,00, é um preço razoável, mas para a minha surpresa, a promessa de que quem levasse a conta de energia com redução no consumo em relação ao mês anterior ganharia desconto de 10%, não passou de promessa.
O SWU teve muitas falhas, como todo evento que se inicia tem, e apesar de toda a polêmica em volta da sustentabilidade proposta pelo SWU, a discussão dos erros e acertos já é um primeiro passo para que as pessoas se interessem e adquiram uma visão crítica sobre o tema.
Creio que pro próximo SWU podemos esperar um festival mais organizado e sustentável.
Algumas fotos do SWU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!