Empresa discute sustentabilidade nos negócios e apresenta produtos que geram economia de energia.
São Paulo – A Henkel, líder mundial em adesivos, estará presente no Congresso Latincoat & Adhesives 2010, que acontecerá de 26 a 28 de outubro, no Espaço Apas, em São Paulo. Com iniciativas pautadas em inovação e tecnologia, a Henkel tem na sustentabilidade um dos seus principais valores corporativos e acredita que a mesma contribui diretamente para o seu negócio. No dia 27 de outubro, Sergio Crude, Gerente Regional de Sustentabilidade & Segurança de Produto da empresa, mostrará como isso acontece na prática na palestra “Sustentabilidade na Henkel: A Maneira que Conduzimos Nossos Negócios”, às 15h.
Para a Henkel, a sustentabilidade é a forma pela qual a empresa conduz os seus negócios. A companhia investe cerca de 3% do seu faturamento global total em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de lançar produtos que atendam cada vez melhor às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, sejam mais compatíveis com o meio ambiente. Esse conceito norteia o tipo de produto que é desenvolvido, o modo de produção (do ponto de vista ambiental e social, com os funcionários), a utilização pelo cliente e a sua destinação após o uso.
A empresa está comprometida com a liderança em sustentabilidade, sendo que cinco pilares orientam as ações socioambientais desenvolvidas pela empresa no mundo. São eles: energia e clima; água e resíduos; segurança e saúde; progresso social; materiais e clima. Seguindo essas diretrizes, a Henkel, entre 2005 e 2009, reduziu em 57% os acidentes ocupacionais*, 37% o consumo de água, 26% o consumo de energia, 12% a geração de resíduos e 41% as emissões de dióxido de enxofre. Até 2012, a empresa tem como meta diminuir ainda mais os seus indicadores ambientais, sendo 15% em consumo de energia, 10% em consumo de água, 10% em geração de lixo e 20% em acidentes de trabalho. (*por milhões de horas trabalhadas).
Para 2012, a empresa tem como meta garantir que - Todos os novos produtos devem contribuir para o desenvolvimento sustentável em, pelo menos, uma área de foco. Todos os funcionários devem receber treinamento e educação continuada para assegurar que estão qualificados de forma apropriada para suas tarefas. Todos os fornecedores estratégicos devem atender as expectativas da Henkel relativas à ética corporativa..
“A Henkel oferece produtos, tecnologias e processos que atendem aos mais altos padrões. Nós temos um compromisso com a segurança e a saúde de nossos colaboradores, a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades onde operamos.O fator decisivo é alcançar um balanço sustentável entre os objetivos econômicos, sociais e ecológicos”, explica Crude.
Produtos sustentáveis da Henkel - No evento, a Henkel apresentará os produtos Technomelt Cool e MiraFoil Coating. O Technomelt Cool é uma linha de hot melts (adesivos termofundíveis) para o mercado de embalagens e gráfico. Enquanto um hot melt convencional precisa ser aquecido entre 150C e 180ºC, a linha Technomelt Cool pode ser aplicada em temperaturas inferiores, entre 120ºC e 130ºC. Essa redução na temperatura de aplicação proporciona uma maior estabilidade térmica, menor degradação do adesivo e, consequentemente, reduz as paradas de máquinas por problema de carbonização e entupimento de bicos.
Além das características técnicas superiores, o Technomelt Cool conta com atributos sustentáveis, pois a aplicação em temperaturas mais baixas permite a redução do consumo de energia elétrica utilizada no aquecimento. O produto também diminui a emissão de voláteis, odor e fumaça no ambiente e é mais seguro ao operador na aplicação, pois proporciona a redução de riscos de queimaduras. Além disso, diminui as intervenções de manutenção e o desgaste dos equipamentos. Essa nova tecnologia é usada no fechamento de caixas e cartuchos e na construção de produtos editoriais tais como livros, listas telefônicas, catálogos, cadernos, entre outros.
Já o MiraFoil Coating é um revestimento totalmente reciclável que cria um efeito metálico brilhante nas embalagens, cartonagens flexíveis, etiquetas, entre outros. O produto pode ser aplicado em áreas precisas com uma simples demão, o que reduz o desperdício, economiza tempo e energia e diminui os custos. Além disso, reduz problemas no uso como atrito (rub-off), descascamento, empenamento (warping), e adesão da tinta. A reciclabilidade, baixa pegada de carbono e propriedades de rodagem (runability) do MiraFoil Coating em diversas superfícies, torna este produto ambientalmente sustentável, excelente nos processos e atraente para gerentes de marca, designers de embalagens, impressores e convertores e gerentes de sustentabilidade.
.[Latincoat & Adhesives:Palestra: “Sustentabilidade na Henkel: A Maneira que Conduzimos Nossos Negócios”| Palestrante: Sergio Crude, Gerente Regional de Sustentabilidade & Segurança de Produto, dia 27 de outubro de 2010, às15h, no Espaço Apas, Rua Pio XI, n° 1200 – Alto da Lapa, São Paulo. www.latincoat.com.br ].
Perfil- A Henkel opera em todo mundo com marcas e tecnologias líderes em três áreas de negócios: Detergentes e Cuidados Domésticos, Cosméticos/ Higiene Pessoal, e Tecnologias em Adesivos. Fundada em 1876, a Henkel mantém posições de destaque no mercado global, tanto nos negócios ao consumidor quanto nos negócios industriais, com marcas de sucesso como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega cerca de 50 mil pessoas e obteve um faturamento de 13,573 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de 1,364 bilhão de euros no ano fiscal de 2009. As ações preferenciais da Henkel são negociadas na bolsa de valores alemã DAX e a empresa faz parte do ranking Fortune Global 500.
Olá amiga
ResponderExcluirVim agradecer e retribuir seu voto, obrigada. Boa Sorte.
Bjo