Prazo para a redução da biodiversidade será renovado Foto: Bruno Tozim
A 10ª Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-10) teve seu início nesta segunda (18) na cidade de Nagoya, no Japão. Os 190 países participantes discutem um plano efetivo para frear a perda da biodiversidade e a destruição dos ecossistemas.
A definição de um novo prazo para redução da biodiversidade faz parte do principal debate, já que o antigo compromisso não foi alcançado em 2010. Já perdemos mais de 30% da nossa biodiversidade mundial, de acordo com a organização não governamental WWF. Nos países tropicais esse quadro é ainda mais grave, com a perda de 60% da fauna e flora originais.
Os principais temas do encontro são as metas de conservação, a regulamentação do acesso e repartição dos benefícios da biodiversidade e o financiamento de ações de conservação. O Brasil, com mais de 15% da biodiversidade do planeta, pode ser um dos países mais influentes na Conferência. O governo reconheceu que apenas duas das 15 metas nacionais de proteção da biodiversidade foram alcançadas. Porém, temos para apresentar em nosso favor, a redução do desmatamento da Amazônia e a criação de áreas de preservação no país.
A COP-10 segue até o dia 29 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!