quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sesi abre workshop sobre indústria sustentável com palestra de Tom Coelho

O Sesi iniciou, na noite de ontem (20/10), no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, o 1º Workshop Compromisso das Indústrias para a Sociedade Sustentável com a palestra-show do conferencista Tom Coelho, que apresentou conteúdo prático e motivacional sobre como a sustentabilidade agrega valor aos negócios com pequenas iniciativas e grandes resultados. A programação segue durante toda esta quinta-feira (21/10) na Capital e, na sexta-feira (22/10), o evento será realizado em Três Lagoas, enquanto em novembro chegará às cidades de Dourados (09/11) e Corumbá (10/11).

O presidente do Cores (Conselho Temático de Responsabilidade Social) da Fiems, Julião Flaves Gaúna, deu as boas vindas aos empresários e lideranças corporativas, destacando que a preocupação da entidade e do Sesi é trabalhar por uma sociedade sustentável. “Esse workshop chama a atenção para a importância da sensibilização sobre o tema. Uma sociedade sustentável só acontecerá se os setores da economia praticarem a responsabilidade socioambiental”, disse, reforçando que o Cores trabalha para apoiar as iniciativas na indústria que visem à sustentabilidade.

A superintendente do Sesi, Maura Gabínio, ressaltou que o evento é mais uma ação da entidade, visando sensibilizar a indústria sobre a importância da responsabilidade social. “O tema sustentabilidade deve ganhar cada vez mais espaço nas indústrias, tendo o desafio de gerar um espaço de discussão não apenas na alta e média liderança, mas igualmente para os trabalhadores, porque são eles que executam a estratégia da empresa”, pontuou, afirmando que o evento tem o objetivo de fomentar esse processo de aprendizagem para que se tenha não só trabalhadores, mas cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável.

A conselheira da Sesi, Olga Martinez Torres, classificou o evento como um marco na construção de uma sociedade sustentável na Capital. “É um marco a forma como o Sesi aborda esse assunto tão atual e importante para todos e principalmente para o setor produtivo. As empresas industriais precisam estar sensibilizadas de que não sobreviverão se não encontrarem o caminho da produção voltado para a sustentabilidade econômica, social e ambiental”, disse, parabenizando a liderança do Sesi pela iniciativa.

Participando como conselheiro no evento, o gestor de projetos sociais da Águas Guariroba, Willian Carvalho, lembrou que a empresa desenvolve vários projetos de responsabilidade sócio-ambiental que serão compartilhados durante o evento. “A empresa já desenvolve projetos e ações na área de responsabilidade sócio-ambiental e vai dividir esses cases na intenção de incentivar que outras empresas também o façam. O Sesi está de parabéns não só por colocar o assunto em evidência, mas por contribuir para que ele seja pauta nas empresas também”, destacou.

Palestra

Tom Coelho iniciou sua palestra-show abordando a origem do conceito de sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental, enquanto na sequência apresentou o modelo Sesi de sustentabilidade no trabalho, dividido em seis tópicos distintos. “O modelo apresenta benefícios como a possibilidade das indústrias desenvolverem uma gestão socialmente responsável, começando pelo público interno. Esse modelo permite basicamente a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos colaboradores, a troca de informações sobre práticas de gestão de sucesso e a criação de um ambiente favorável à sustentabilidade do negócio”, reforçou.

Ele destacou no primeiro tópico a cultura organizacional da empresa, com a missão, os valores e a visão. “Nessa área estratégica também é importante destacar temas como inclusão, diversidade e ética”, disse, acrescentando que o segundo tópico é o de gestão de pessoas. “Neste é imprescindível que se busque os comprometimento dos funcionários da empresa”, declarou o conferencista, que na sequência falou sobre ambiente seguro e saudável. “É o destaque para a prevenção de acidentes e o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal”, disse.

Tom Coelho apresentou ainda a respeito do tópico sobre educação e desenvolvimento. “O apagão da mão-de-obra no país e a necessidade de capacitação estão evidentes aqui”, completou, finalizando com as últimas duas áreas estratégicas da gestão como sendo a inovação e o desenvolvimento sócio-ambiental com destaque para as ações, nas empresas, de responsabilidade social e o meio ambiente. “São práticas gerencias que induzem a eficiência alinhada às exigências de uma empresa ética e sustentável. Ferramentas que melhoram as condições de trabalho e impulsionam a produtividade e a competitividade”, finalizou.

Por: MS Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!