sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pesquisadores e técnicos participam do Encontro de Hortifruticultura Sustentável

Cuiabá / Várzea Grande,

Da Redação

O município de Sorriso (500 km ao Norte de Cuiabá), maior produtor de grãos do país, investe também na produção de frutas, legumes e verduras por meio da realização do "1º Encontro Regional de Hortifruticultura Sustentável", no Centro de Tradições Gaúchas, promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso em parceria com o Programa de Desenvolvimento Regional (MT Regional), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Banco do Brasil. O evento visa incentivar a produção de hortifruti no município com o intuito de garantir o desenvolvimento sustentável do Estado.
Durante a abertura do evento, o prefeito de Sorriso, Clomir Bedim, enfatizou a importância de investir na produção e comercialização da hortifruticultura no Estado através da agricultura familiar. “O homem do campo precisa sobreviver da terra, por isso estamos investindo e incentivando a produção sustentável de outras cadeias produtivas para diversificar o setor e garantir a geração de emprego e renda na região”, destacou o prefeito que aproveitou o evento para assinar um termo de cooperação técnica cedendo um veículo zero quilômetro para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ter mais autonomia para trabalhar no desenvolvimento regional.
O secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos (Sepe/MT) e do Programa de Desenvolvimento Regional (MT Regional), Renaldo Loffi, reforçou que “não podemos pensar que a agricultura familiar tem despesa, pelo contrário, ela gera emprego e renda e faz a economia local girar, o comércio local fica fortalecido e gera emprego e renda. Temos clima favorável, solo fértil, ampla capacidade de produção e demanda para isso”, destaca Loffi.
O Encontro ocorre durante dois dias. Nesta quinta-feira (07.10) pesquisadores, técnicos e produtores participam da ‘Capacitação Continuada em Olericultura’ debatendo temas sobre as perspectivas, entraves e plano de ações da olericultura na região e em Mato Grosso. Na sexta-feira (08.10) será realizado o dia de campo em propriedades rurais consideradas ‘modelos’ na produção de hortifruti no município.
Estiveram presentes na abertura do evento, o prefeito de Sorriso, Clomir Bedim; secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos, Renaldo Loffi; o coordenador da cadeia produtiva da fruticultura do MT Regional, Rodrigo Furquim; superintende do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental, Selma Rodrigues; chefe geral da Embrapa Celso Moretti; presidente da Embrapa de Mato Grosso, Enock Alves dos Santos; secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Márcio Kuhn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!