sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Produção de alimentos em ambientes saudáveis

A Casa Familiar Rural (CFR) de Bom Jesus do Sul e Barracão promoveu no dia 22 de setembro, curso de agroecologia, ministrado por Elio Daltoé, envolvendo os jovens das turmas do 2º e 3º ano.
O tema desenvolvido abordou fatores ambientais, sociais e econômicos, com o objetivo de despertar a busca do conhecimento alternativo através de resultados obtidos em trabalhos agroecologicos, bem como, uso de coberturas do solo, preparo de biomineralizadores, uso das farinhas de rochas do solo com os animais e plantas.
Também foram analisados os danos causados ao meio ambiente pelo uso dos agroquímicos, a perda de matéria orgânica no solo, a capacidade de armazenagem de água dos minerais e da vida do solo.
Segundo o ex-Extencionista da EPAGRI, Elio Daltoé, a agroecologia visa o respeito consigo mesmo e com a natureza de forma sintonizada, harmonizada promovendo o equilíbrio da vida, devido as ameaças e desequilíbrios ambientais provocado pelo desconhecimento e ação do homem. Ele também destacou a importância de envolver jovens. “É gratificante e promissor já que os mesmos possuem potencial muito grande e capacidade de transição”, concluiu.
A aluna Gediones de Oliveira da Silva que está cursando o 2º ano na CFR, residente na comunidade de Alto Alegre, em Barracão, diz: “a aula prática foi fantástica, aprendemos a fazer o biogeo e como usá-lo. Se nós nos conscientizarmos, não precisamos aplicar agrotóxicos contra os insetos e larvas, matando junto os fungos e degradando o solo, o biogeo é repelente a insetos e larvas, recupera o solo e aumenta o crescimento de nossas pastagens”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!