quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Comissão Europeia propõe proibição de fosfatos nos detergentes para roupa

AFP
A Comissão Europeia propôs hoje a proibição da utilização de fosfatos e a limitação do respectivo teor noutros compostos de fósforo nos detergentes têxteis para melhorar a qualidade das águas.
Essencialmente utilizados para aumentar a eficácia da lavagem, os fosfatos são em grande parte responsáveis, com os nitratos, pela proliferação de algas e de “marés” verdes ou vermelhas.

Os detergentes figuram entre as principais fontes de fosfatos nas águas, depois da agricultura e do tratamento de efluentes. A sua eliminação nas estações de depuração das águas torna-se muito cara, sublinhou a Comissão Europeia. No entanto, a medida isenta os detergentes para lavar a loiça e aqueles usados por profissionais.

“Quando chegam aos rios, aos lagos e aos mares, os fosfatos produzem fortes concentrações de algas que consomem muito oxigénio e eliminam rapidamente todos os organismos vivos”, disse Sergey Moroz, da organização WWF. O fenómeno afecta especialmente grandes zonas do Báltico e do Mar Negro.

A organização lembra que existem alternativas aos fosfatos, menos poluentes e sublinha que vários estados norte-americanos e vários países europeus, como a Suécia, já baniram os fosfatos dos detergentes para lavar a louça.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!