sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cultivando Água Boa compensará suas emissões de carbono



O Encontro Anual Cultivando Água Boa +8 irá realizar a compensação de carbono através do Programa Recompense, referente ao translado dos participantes (caravanas), viagens aéreas dos palestrantes, geração de resíduos sólidos e líquidos gerados, materiais de divulgação entre outros, através do plantio de árvores nativas da mata atlântica.

Sobre o Cultivando Água Boa

A maior hidrelétrica do mundo em geração de energia é também a promotora do mais abrangente programa de cuidado com as águas em desenvolvimento no setor elétrico brasileiro. O Cultivando Água Boa é uma ampla iniciativa socioambiental concebida a partir da mudança na missão institucional da Itaipu Binacional, promovida em 2003.

O Cultivando Água Boa parte do reconhecimento da água como recurso universal e, portanto, um bem pertencente a todos. Trata-se de uma estratégia local para o enfrentamento de uma das mais graves crises com as quais a humanidade já se defrontou: as mudanças climáticas, que põem em risco a sobrevivência humana e estão diretamente relacionadas com a água e seus usos múltiplos (a produção de alimentos e de energia, o abastecimento público, o lazer e o turismo).

Para prevenir essas alterações no clima, o programa estabelece uma verdadeira rede de proteção dos recursos da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, localizada no oeste do Paraná, na confluência dos rios Paraná e Iguaçu.

Atualmente, são desenvolvidos 20 programas e 63 ações fundamentadas nos principais documentos planetários, emanados dos mais importantes fóruns de debates a respeito da problemática socioambiental. As ações vão desde a recuperação de microbacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente.

Mais do que um projeto ambiental, o Cultivando Água Boa é um movimento de participação permanente, que envolve a atuação de aproximadamente 2 mil parceiros, dentre órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas.

Em 2005, o reconhecimento mundial do Cultivando Água Boa foi comprovado com a conquista do prêmio Carta da Terra (Earth Charter + 5), entregue em Amsterdã, Holanda. De lá pra cá, o programa tem se firmado como um exemplo a ser seguido no que se refere ao desenvolvimento sustentável e à gestão participativa em projetos socioambientais. Uma iniciativa que prova que é possível compatibilizar desenvolvimento econômico com produção de energia e preservação do meio ambiente.

Ações Socioambientais

Comprometendo-se ainda mais com suas ações, o Cultivando Água Boa +8 irá mais além, o inventário de emissões de carbono desse ano será a base para saber as emissões referentes aos anos anteriores, dessa forma o número de árvores necessárias para o plantio do CAB+8 será multiplicado por 8, e acrescentado mais 30%, para que todos os eventos até hoje realizados tenham suas emissões de carbono compensadas.

Além da compensação das emissões, todo o lixo gerado durante o evento será coletado, separado e pesado por agentes ambientais, sendo posteriormente enviados para uma cooperativa de reciclagem da cidade. Dessa forma, todo o material seco como papel, plástico, metal e vidro poderá ser reutilizado ou reciclado.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!