segunda-feira, 8 de novembro de 2010

John Elkington: o poder da sustentabilidade para o sucesso das empresas.

A maior autoridade mundial em responsabilidade corporativa sustentável relata os desafios futuros para as empresas sobreviverem



Por Fábio Bandeira de Mello,

Se antes o intuito era apenas transmitir a imagem de "politicamente correto", hoje, as questões de responsabilidade sócio/ambiental estão cada vez mais em pauta nas agendas dos executivos em todo o mundo.

Os motivos são os mais variados: pensamento no futuro, consciência ambiental, expectativa de desenvolvimento econômico, busca na diminuição de gastos, exigência dos consumidores, entre muitos outros.

John Elkington, a maior autoridade mundial em responsabilidade corporativa sustentável e que atua nesse segmento há mais de três décadas, relata que ações relacionadas à sustentabilidade estão transformando tanto a teoria e prática da gestão.

Em sua palestra no ExpoManagement 2010, John Elkington reafirma a possibilidade de conciliar os retornos financeiros, sociais e ambientais das empresas. Para Elkington, entramos num momento deciso do capitalismo, onde, não se pode apenas explorar e retirar todos os recursos naturais. É preciso pensar nas futuras gerações e em qual mundo estamos deixando para nossos filhos e netos.

Veja alguns tópicos importantes que John Elkington ressaltou em sua palestra sobre a questão da sustentabilidade nas empresas:

- Mudança de atitude - "Empresas de diversas partes do mundo deixaram a "negação completa" e passaram pouco a pouco a dar mais interesse sobre a responsabilidade social corporativo";

- Consumidores conscientes - "O consumidor se tornou cada vez mais responsável e está mais interessado em saber qual é o impacto econômico, ambiental e social que geram os produtos que premia com a sua compra";

john-hsm-expo
John Elkington, em palestra no ExpoManagement
2010                                                              

- Marketing - "As empresas devem trabalhar sua marca de acordo com o surgimento desse novo paradigma. Mas essas ações não podem ser forçadas. É preciso ter ética e ser transparente nas realizações do marketing";

- Futuro - "Teremos nove bilhões de pessoas em 2050 e os recursos naturais não estão garantidos para esse período. É preciso agir agora para que as futuras gerações possam usufruir normalmente";

- Trabalho em conjunto - "Empresas precisam montar planos de ação e trabalhar também com outras empresas, com os setores público e com a sociedade civil".

Quem é John Elkington

John Elkington foi descrito pela revista BusinessWeek como "O Decano do movimento de sustentabilidade corporativa há mais de 3 décadas". É autor de 17 livros com mais de 1 milhão de cópias vendidas em todo o mundo. É o criador do conceito mundialmente famoso Triple Bottom Line, que concilia os retornos financeiros, sociais e ambientais das empresas. 


www.administradores.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!