terça-feira, 26 de maio de 2009

Cidade lança o “Clubinho Amigos do Meio Ambiente”

VOTORANTIM -
Cruzeiro On Line

  • Divulgação
  • Os primeiros sócios não esconderam a alegria de serem os pioneiros do Clubinho

Com a presença de estudantes e da comunidade, foi lançado na manhã desta segunda-feira (25), pela Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o “Clubinho Amigos do Meio Ambiente”. O espaço conta com um acervo de 500 livros entre técnicos, de biologia, educação ambiental, legislação ambiental e específicos relacionados à área ambiental, além de CDs e DVDs que estarão disponíveis para assistir no próprio local ou para empréstimos. Durante a ocasião, os presentes puderam conferir a performance “Qual é seu tamanho” do Projeto Núcleo de Dança coordenado pelo Quadra Pessoas e Idéias.

Os primeiros sócios não esconderam a alegria de serem os pioneiros do Clubinho, que agora contam com mais um espaço para pesquisas ambientais.

O garoto Gabriel Pregnolato de apenas 7 anos, demonstrou estar preocupado. “Temos que preservar as árvores, perto da minha casa tem três pés de Ipês, um amarelo, um roxo e um rosa, e são lindos”, disse. Ele falou ainda da importância da preservação e destacou que para ter água no futuro é preciso se preocupar “no dia de hoje”.

“Um dia eu coloquei uma pedra de gelo no sol e ela começou a derreter e quando eu fiz sombra com a minha mão ela parou de derreter. Assim são as árvores, elas protegem as nascentes das águas e água é vida”, completou o menino.

Outra sócia consciente é Aline Galdino de 12 anos. “Estou contente por fazer parte do Clubinho porque somos adolescentes preocupados com o meio ambiente, aqui poderei ler mais e ajudar”, disse.

Lucy Santos mãe do aluno Patrício Rino Filho falou do ganho do local para as crianças. “Acho muito importante este local para o conhecimento sobre o meio ambiente, infelizmente nós adultos somos desconhecedores desse assunto, mas precisamos nos conscientizar para preservar”, comentou Lucy.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Elzo Savella, o Clubinho é mais um espaço para desenvolver atividades extra-curriculares, e que envolverá os estudantes na busca de soluções para a preservação. “É preciso a conscientização de todos e o segredo é a mudança de comportamento e o aprendizado começa pelas crianças que desenvolvem atividades relacionadas à educação ambiental”, disse.

O secretário disse ainda que já está marcada a primeira atividade do clubinho, que será no dia 1º de junho, a partir das 8h, quando haverá uma caminhada que seguirá do Sesi até a cachoeira da Chave.

O Clubinho Amigos do Meio Ambiente é direcionado para crianças de 7 a 14 anos, que vão desenvolver atividades relacionadas a questões socioambientais. Elas serão monitoradas pela Sema e terão atividades teóricas e práticas. As atividades acontecerão todas as segundas-feiras, das 9 às 11h, no Centro de Educação Ambiental. O Clubinho fica na sala verde do complexo urbanístico “Zeca Padeiro”, ao lado do Paço Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!