sábado, 30 de maio de 2009

Dia Internacional do Meio Ambiente terá abraço a natureza ao Morro da Luz

Da Redação

Coração pulsante de Cuiabá, o Morro da Luz localizado no centro da Capital será abraçado no Dia Internacional do Meio Ambiente, que é comemorado na próxima sexta-feira dia 05 de junho, por aproximadamente 2 mil crianças e adultos.

O evento que é realizado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) tem uma vasta programação para a semana do Meio Ambiente que será realizado no Horto Florestal ToTê Garcia, com atividades ambientais, entre elas estão: palestras sobre Sustentabilidade, flora e aquecimento global.

De acordo com o Secretário da pasta, Archimedes Pereira Lima Neto, o Abraço ao Morro da luz e o primeiro passo para os vários projetos que serão implantados no local. “O morro hoje, se encontra abandonado, e o abraço pretende sensibilizar a sociedade Cuiabana para o reconhecimento do lugar como espaço urbano de cultura e natureza para práticas pedagógicas de Arte e Educação Ambiental”.

História do Morro da Luz

O local está diretamente relacionado com a fundação de Cuiabá. Foi seguindo o leito do córrego da prainha, atual avenida Tenente Coronel Duarte, que o bandeirante sorocabano Miguel Sutil guiado por um índio, tornou-se o primeiro homem branco a chegar no Morro da Luz, o ano era 1722. Na época, o morro ficou conhecido como “Lavras do Sutil”, devido ao grande número de pepitas de ouro que possuía o lugar. A colina só ganhou a atual denominação de Morro da Luz na década de 40, quando foi instalada Empresa de Força e Luz e Água (EFLA) no local.

Hoje, o Morro da Luz conta com dez pequenas trilhas e cinco praças, batizadas com os nomes de personalidades que fizeram à história da Capital mato-grossense. As dez trilhas receberam os nomes de Maria Taquara, Tufica, Plínio Ralt, Chico Alicate, Maria Perna Grossa, Michidinha, Juvenal Capador, Hélio Goiaba, Guaporé e General Saco. Já as praças são chamadas de Antônio João Cuíca, Zé Bolo Flô, Cobra Fumando e Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!