terça-feira, 26 de maio de 2009

Organização faz bijuterias com couro de peixe


Um grupo de artesãs da cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, está usando couro de peixe para produzir bolsas, cintos, carteiras, roupas, agendas, bijuterias, entre outros. A Associação de Mulheres Amor-Peixe percebeu que podia transformar lixo em capital a partir de técnicas de curtimento, costura, bordado e design.

O apoio da WWF Brasil ajudou a associação a melhorar o processo coletivo de organização com oficinas de educação ambiental, organização coletiva, gestão, entre outros. No seu trabalho diário, as artesãs aproveitam tudo. ¿As escamas de peixe, por exemplo, nós usamos na produção de colares, brincos¿, diz a presidente da associação, Joana Ferreira. No momento, elas estão em busca de corantes naturais, pois os disponíveis no mercado servem para tecidos mas não dão bons resultados quando aplicados ao couro. ¿Queremos chegar a ter um produto 100% natural¿, afirma a associada Rita Conceição Alves.

Grande parte do couro provém da tilápia, peixe criado em cativeiro. Mas as mulheres já estão trabalhando para mudar esse quadro. Elas querem envolver a colônia de pesca no processo e obter couro de peixes nativos do Pantanal, como pacu e piranha, e engrossar as fileiras da organização treinando as filhas dos pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!