terça-feira, 30 de junho de 2009

Colhendo Sustentabilidade realiza mutirão de implantação da Agrofloresta.

2902.jpg

120 mudas foram plantadas


O projeto Colhendo Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Embu realizou na sexta-feira, 26/6, um mutirão para implantação da agrofloresta no Jardim Itatuba. A agrofloresta é uma prática que integra a agricultura, a floresta e o ser humano, onde se aproveita tudo o que o terreno pode dar.

A atividade envolveu o cultivo de árvores frutíferas e nativas, lavouras e hortaliças, em um mesmo local, diferentemente da monocultura, onde apenas um tipo de produto é cultivado. Nesse sistema, não é utilizado agrotóxicos nem adubos químicos. São substituídos por adubos naturais, onde são misturados diversos elementos da natureza – pedras, terra, folhas, galhos, estrume, entre outros -, servindo como fertilizante e mantendo a umidade do solo.

Foram plantadas 120 mudas – entre elas jabuticaba, araçá, jacarandá e paineira –, doadas pelo Projeto Pomar, programa de arborização do Rio Pinheiros. Contou com a participação de cerca de 40 pessoas de diferentes bairros do município e de outras cidades, como é o caso de Carlos Turan, de 54 anos, morador do Jardim Helena, em Taboão da Serra, que está no projeto Colhendo Sustentabilidade desde o início. “Tenho um sítio próximo ao bairro do Caputera e me interessei pelo projeto para ter um novo aprendizado. Aqui aprendi a cultivar mais que um tipo de hortaliças e também a utilizar adubos naturais que não prejudicam o meio ambiente”, revelou Carlos. “Acho ótimo o projeto, mudou bastante minha mentalidade, pois devemos fazer um plantio ecologicamente correto”, disse Sebastião José da Conceição, 52 anos, morador do Jardim do Colégio.

A ideia dos coordenadores do projeto é fazer uma floresta produtora de alimentos, onde os mantimentos produzidos serão revertidos para as famílias dos participantes.

Sobre o Colhendo Sustentabilidade

O Colhendo Sustentabilidade é uma iniciativa da Prefeitura de Embu, com execução técnica da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) e patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O projeto traz formação permanente e gratuita em:
• Plantio ecológico;
• Adubo orgânico;
• Cuidados com a saúde e o meio ambiente;
• Culinária natural e sem desperdício;
• Plantio e uso de plantas medicinais;
• Economia solidária;

O projeto se desenvolve em dois locais: No Parque do Lago Francisco Rizzo, Rua Alberto Giosa, 300, e em Itatuba, no Centro de Zoonoses, Estrada Velha de Cotia, 336. Mais informações 4704-5948 ou colhendo_sustentabilidade@yahoo.com.br

Centro
Parque do Lago Francisco Rizzo
Rua Alberto Giosa, 300
Segundas e quartas-feiras das 8 às 11h30

Itatuba
Centro de Controle de Zoonoses
Estrada Velha de Cotia, 336
Terças e sextas-feiras das 8h30 às 11h30


Brunno Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!