BN004400 15 de junho de 2009 09:55 HORALOCAL
No Programa Ações Sustentáveis, a companhia mostra como deu o primeiro passo para as ações socioambientais em conjunto e a importância em abrir o diálogo para a sustentabilidade dentro da cultura empresarial.
São Paulo, 15 de junho de 2009 - Há 90 anos no Brasil, a transnacional americana Goodyear, fabricante de pneus para veículos automotores, agrícolas e aeronaves, possui no Brasil três fábricas e emprega 3.400 funcionários. Para abordar os temas de ações sociais da empresa junto ao terceiro setor, a TVSA ( www.tvsa.tv.br ), recebeu o Gerente de Sustentabilidade da Goodyear Brasil, Miguel Dantas.
A estratégia da companhia em ações sociais é baseada na educação e cultura organizacional junto aos funcionários, estendendo-se a familiares e à comunidade na qual vivem. O processo tem como diretriz o investimento social privado e apoio às entidades que trabalham no âmbito educacional. "Existem temas transversais que buscamos ter em nosso diálogo que é a questão de segurança, meio ambiente, cidadania e saúde. Esses temas sempre vão permear nossas estratégias", diz o gerente.
Para Dantas, a Goodyear tinha destaques em algumas áreas como investimento social privado e meio ambiente, mas havia várias ações pontuais e dispersas. Para ajudá-los a agir em conjunto, potencializando os ganhos tanto para a sociedade como para a empresa na obtenção de resultados mais efetivos, a Goodyear foi à busca de parceiros.
Em um ano foi feito um diagnóstico junto ao Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) para saber qual era o DNA da empresa. Para levar a parte conceitual para o processo de gestão o Instituto Ethos trouxe o apoio fundamental. Além disso, a empresa tem participado de alguns fóruns de discussões, entre eles o da Câmara Empresarial Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. "Estamos começando abrir o diálogo para entender como o mercado está atuando dentro da indústria e qual a expectativa dos stakeholders", afirma Dantas.
Durante a entrevista, também foi abordada a prática empresarial de não enviar resíduos industriais para os aterros sanitários e a reutilização da água.
"Não se faz sustentabilidade sozinho. Uma das premissas é o processo de construção conjunta, de diálogo e de considerar todas as partes interessadas no processo. O que a Goodyear tem feito atualmente é expandir esse conceito para outros parceiros, que anteriormente nós não conversávamos. Nosso negócio é fazer pneu de uma maneira ambientalmente correta e socialmente justa, e existem temas que a Goodyear não domina e para isso precisamos de parceiros que nos ajudem a construir", conclui.
Sobre a TVSA - A TVSA é um portal de vídeo desenvolvido pelo Instituto Conteúdo Responsável (ICR), uma sociedade sem fins lucrativos que tem por objetivo disseminar informação sobre as boas práticas de sustentabilidade.
Toda a programação, voltada para as ações entre o segundo e terceiro setor, inclui programas de debates, entrevistas, cobertura de eventos e noticiários e pode ser acessada pelo portal e também através de celulares Iphone.
"Porque qualquer ação só produz efeito se for amplamente divulgada"
Mais Informações: www.tvsa.tv.br www.conteudoresponsavel.org.br
BNED:NG
FONTE:INSTITUTO CONTEÚDO RESPONSÁVEL (ICR) SÃO PAULO-SP CONTATOS:JULIANA AVILA - COORDENAÇÃO GERAL TELS:(11) 2111-8640 E-MAILS: info@conteudoresponsavel.org.br
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!