segunda-feira, 15 de junho de 2009

Na TVSA, Goodyear fala como reestruturou o programa de ações socioambientais com o apoio de parceiros.






BN004400  15 de junho de 2009  09:55 HORALOCAL


No Programa Ações Sustentáveis, a companhia mostra como deu o
primeiro passo para as ações socioambientais em conjunto e a
importância em abrir o diálogo para a sustentabilidade dentro da
cultura empresarial.

São Paulo, 15 de junho de 2009 - Há 90 anos no Brasil, a
transnacional americana Goodyear, fabricante de pneus para veículos
automotores, agrícolas e aeronaves, possui no Brasil três fábricas e
emprega 3.400 funcionários. Para abordar os temas de ações sociais da
empresa junto ao terceiro setor, a TVSA ( www.tvsa.tv.br ), recebeu o
Gerente de Sustentabilidade da Goodyear Brasil, Miguel Dantas.

A estratégia da companhia em ações sociais é baseada na educação e
cultura organizacional junto aos funcionários, estendendo-se a
familiares e à comunidade na qual vivem. O processo tem como diretriz
o investimento social privado e apoio às entidades que trabalham no
âmbito educacional. "Existem temas transversais que buscamos ter em
nosso diálogo que é a questão de segurança, meio ambiente, cidadania
e saúde. Esses temas sempre vão permear nossas estratégias", diz o
gerente.

Para Dantas, a Goodyear tinha destaques em algumas áreas como
investimento social privado e meio ambiente, mas havia várias ações
pontuais e dispersas. Para ajudá-los a agir em conjunto,
potencializando os ganhos tanto para a sociedade como para a empresa
na obtenção de resultados mais efetivos, a Goodyear foi à busca de
parceiros.

Em um ano foi feito um diagnóstico junto ao Instituto para o
Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) para saber qual era o
DNA da empresa. Para levar a parte conceitual para o processo de
gestão o Instituto Ethos trouxe o apoio fundamental. Além disso, a
empresa tem participado de alguns fóruns de discussões, entre eles o
da Câmara Empresarial Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.
"Estamos começando abrir o diálogo para entender como o mercado está
atuando dentro da indústria e qual a expectativa dos stakeholders",
afirma Dantas.

Durante a entrevista, também foi abordada a prática empresarial de
não enviar resíduos industriais para os aterros sanitários e a
reutilização da água.

"Não se faz sustentabilidade sozinho. Uma das premissas é o processo
de construção conjunta, de diálogo e de considerar todas as partes
interessadas no processo. O que a Goodyear tem feito atualmente é
expandir esse conceito para outros parceiros, que anteriormente nós
não conversávamos. Nosso negócio é fazer pneu de uma maneira
ambientalmente correta e socialmente justa, e existem temas que a
Goodyear não domina e para isso precisamos de parceiros que nos
ajudem a construir", conclui.

Sobre a TVSA - A TVSA é um portal de vídeo desenvolvido pelo
Instituto Conteúdo Responsável (ICR), uma sociedade sem fins
lucrativos que tem por objetivo disseminar informação sobre as boas
práticas de sustentabilidade.

Toda a programação, voltada para as ações entre o segundo e terceiro
setor, inclui programas de debates, entrevistas, cobertura de eventos
e noticiários e pode ser acessada pelo portal e também através de
celulares Iphone.

"Porque qualquer ação só produz efeito se for amplamente divulgada"

Mais Informações:
www.tvsa.tv.br
www.conteudoresponsavel.org.br


BNED:NG

FONTE:INSTITUTO CONTEÚDO RESPONSÁVEL (ICR)
SÃO PAULO-SP
CONTATOS:JULIANA AVILA - COORDENAÇÃO GERAL
TELS:(11) 2111-8640
E-MAILS: info@conteudoresponsavel.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!