terça-feira, 11 de agosto de 2009

Abag debate a sustentabilidade do agronegócio


(11/08/2009) Texto: Luciana Franco


Agronegócio é sustentabilidade. Este é o tema do 8º Congresso Brasileiro de Agribusiness promovido pela Abag - Associação Brasileira de Agribusiness - que acontece esta semana em São Paulo. Durante a abertura do evento na tarde desta segunda-feira (10/08), Carlo Lovatelli, presidente da Abag, ressaltou que os avanços tecnológicos das últimas décadas têm contribuído de maneira ímpar para o desenvolvimento do planeta, uma vez que os ganhos de produtividade e as boas práticas permitem ampliar a produção de alimentos, fibras e energia, para uma população crescente, com a conservação dos recursos naturais.

Na avaliação de Francisco Graziano Neto, secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo, é preciso mudar a imagem do setor e convencer a sociedade que o agronegócio, assim como a indústria e o comércio, também pensa em sustentabilidade. "Um bom exemplo é o Protocolo Ambiental assinado entre a indústria de cana de açúcar e a secretaria de Meio Ambiente, onde a cana se expande junto com a Mata Atlântica, que se regenera no estado. As usinas de cana já recuperaram 270 mil hectares de matas ciliares", diz.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, João de Almeida Sampaio Filho, citou cinco programas que estão melhorando a vida e a renda do agricultor paulista. "A soma destes programas vai fazer com que o setor tenha renda. Sem renda ninguém preserva", afirma.

Nesta terça-feira (11/08), quando termina o evento, serão realizados três painéis: "Mercado e Soluções", com a participação de Josué Christiano Gomes da Silva, presidente da Coteminas, "A Sustentabilidade com Oportunidade de Negócio", com a presença do Governador do estado do Mato Grosso, Blairo Maggi, e "Sustentabilidade: Contexto Estratégico de uma nação", com Daniel Vargas, Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos. O Congresso da Abag é realizado no Hotel Sheraton WTC, na capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!