sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mais de 30 mil pessoas foram conscientizadas para preservar o meio ambiente durante o carnaval

ANGRA DOS REIS
Durante o carnaval, mais de 30 mil pessoas foram orientadas sobre a importância de se preservar o meio ambiente e receberam sacolas plásticas para que não jogassem lixo em lugares inadequados. Essa iniciativa faz parte do programa de Mobilização Socioambiental que existe há três anos e se chama Angra Legal. Foram colocados oito ecopontos espalhados, onde 130 mobilizadores fizeram a fiscalização e conscientização ecológica. Os ecopontos foram espalhados nas praias, cachoeiras, ruas e rodoviária. O projeto é da prefeitura, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e conta com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baia da Ilha Grande (Consig) e a empresa Locanty.
Segundo o coordenador da Angra Legal, Fábio Jordão, os mobilizadores são divididos em dois grupos. Um fica por conta do controle do uso e ocupação do solo, ou seja, fiscalização de construções desordenadas e que prejudicam o meio ambiente e o outro grupo fica por conta do ordenamento dos descartes dos resíduos sólidos. “Este programa é uma educação ambiental, e tem como objetivo maior a conscientização de toda a população, pois todos nós somos responsáveis pelos problemas no meio ambiente. Portanto, precisamos fazer o nosso papel. O nosso compromisso é também dividir a responsabilidade do uso consciente desses ambientes para todos que frequentam Angra dos Reis”, ressalta Fábio.
Sobre a mobilização que aconteceu durante o carnaval, Fábio explica que todos que passavam perto de um dos oito ecopontos colocados no município receberam uma sacola plástica e lembra que a iniciativa foi positiva. “Todos que receberam as sacolas e as orientações parabenizaram o projeto. Os ecopontos também tinham duas lixeiras. Em uma eram jogados resíduos recicláveis que foram levados para uma empresa beneficiadora e na outra, os não recicláveis que foram levados para o aterro”, explica Fábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!