segunda-feira, 12 de abril de 2010

Certificação de produtos de origem animal a caminho

Da Redação - 
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal aprovou a proposta de criação de um selo de qualidade ambiental para produtos de origem animal.

Conforme a proposta, o selo funcionará como um atestado de que o animal usado na produção foi criado em condições adequadas do ponto de vista ambiental.

O texto foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) ao Projeto de Lei 5973/09, do deputado Antônio Roberto (PV-MG). O substitutivo adapta a redação à legislação atual, que remete ao Sinmetro (Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) a competência para emitir o selo.

A definição das regras para sua concessão também será feita pelo Sinmetro em conjunto com os órgãos de meio ambiente e agricultura. “Os ajustes vão balizar melhor a eficácia pretendida pelo projeto”, acredita Monteiro. O substitutivo aprovado retirou o caráter voluntário de adesão ao sistema de certificação, presente no projeto original, e o prazo de 180 dias para a regulamentação da lei.

O projeto tramita em caráter e ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações da Agência Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!