sábado, 24 de abril de 2010

Costa Cruzeiros: exemplo de respeito ao ambiente.

Diante da denúncia de leitores do Jornal da Conapub que flagraram o despejo de lixo e esgoto pelo navio que ocupavam em recente cruzeiro pela Costa Verde fluminense, a Costa Cruzeiros se prontificou a expor sua conduta ecologicamente correta pelos mares que seus transatlânticos cruzam, ao redor do mundo.
A Costa Cruzeiro possui o Sistema de Gerenciamento Ambiental que segue padrões e regulamentações internacionais, com a preocupação de ir além do estabelecido quando se trata de preservar o meio.

Entre essas ações estão a triagem, em 100%, dos resíduos sólidos de bordo, para reciclagem; a proibição de lançamento ao mar de qualquer tipo de resíduo sólido que não de origem alimentar, reciclagem de milhares de metros cúbicos de alumínio e vidro; uso de água produzida a bordo por meio de aparelhos dessalinizadores; despejo de esgoto e água cinza apenas a distâncias superiores a 12 milhas da terra; respeito ao Plano de Lastreamento dos Recursos Hídricos – obrigatório no Brasil e nos EUA; aplicação de tintas ecológicas nos cascos de seus navios, campanhas permanentes junto aos hóspedes e tripulantes pelo uso racional de água e energia; reuso de água quente dos motores para aquecimento de cabines; controle automático de iluminação (com lâmpadas LED).

Essas iniciativas, que se submetem a convenções como a MARPOL – Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios – e também aos mais rigorosos padrões de qualidade, como o UNI em isso 14001/2004. Não por acaso da empresa mereceu o reconhecimento público ao receber o selo “Green Star”, do RINA, ao fechar parceria com a WWF – ONG de maior evidência internacional na defesa ambiental; ou ainda ao ganhar o prêmio Green Planet da operadora turística Kuoni (filial Suíça).

Enfim, a Costa Cruzeiros se levanta, justamente e com argumentos incontestáveis, contra a eventual generalização das denúncias aos cruzeiros.
Ainda há quem lute e pratique a arte de navegar em “águas claras”. E a esses empreendedores sustentáveis, a saudação e a gratidão dos turistas e dos cidadãos do mundo.
por CONAPUB-Jornal do Ecoturismo

Um comentário:

  1. Gostaria de deixar claro que a Costa Cruzeiros não estava envolvida na denúncia , mas outra empresa de cruzeiros que também atua no Brasil. Na época, a publicação deu até uma errata sobre o assunto, identificando a verdadeira companhia envolvida. Já viajei em vários navios da Costa e sei que a política de preservação dos navios do grupo são levadas a sério. Há até uma parceria da Costa Cruzeiros com a ONG WWF.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!