sexta-feira, 16 de abril de 2010

Órgão ambiental notifica dono de terreno desmatado irregularmente em Itajaí

Cerca de um hectare de Mata Atlântica foi devastado no bairro Limoeiro


Após uma denúncia anônima, os fiscais da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) descobriram uma área de preservação permanente sendo desmatada no bairro Limoeiro, na divisa entre Itajaí e Brusque, quarta-feira.
Foram derrubadas espécies nativas da Mata Atlântica como araçá, capororoca, canela amarela, coqueiro e gerivá. Além disso, a área desmatada fica na encosta de um morro e às margens de um rio. As leis ambientais proíbem qualquer tipo de desmatamento num limite mínimo de 50 metros de distância das nascentes e rios. As árvores derrubadas eram novas, o que significa que a mata já havia sido derrubada antes e estava se recuperando.
Os fiscais da Famai fizeram a medição do terreno, e constataram que a área desmatada tem quase um hectare. O órgão ambiental acredita que o desmatamento no terreno, pertencente a um motel, era feito para que a terra fosse usada numa obra de terraplanagem, no outro lado da rua.
A Famai apreendeu o caminhão com os troncos das árvores e notificou o proprietário do motel e da empresa que fazia a derrubada das árvores e terraplanagem. Um laudo de constatação está sendo elaborado e até a próxima semana os notificados serão multados e responderão processo por crime ambiental.
JORNAL DE SANTA CATARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!