sábado, 3 de abril de 2010

Projeto paisagístico da orla na Lagoa dos Ossos.

A obra faz parte do projeto de dragagem e limpeza das lagoas de Búzios, envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Saneamento

Rio - A terceira etapa das obras referentes ao projeto paisagístico da orla (recuperação da praça de lazer e reflorestamento da margem) da Lagoa dos Ossos, em Búzios, começou na semana passada. Tais obras fazem parte de um projeto de dragagem e limpeza das lagoas do município que estão sendo realizadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Pesca, Saneamento, Habitação e Obras. No ano passado, o Instituto Estadual do Ambiente – INEA promoveu a demarcação e colocação dos taludes para fixação da vegetação.

Ainda em 2009, foram colocados 60 metros de tubulação de esgoto para ligar os dejetos das residências até a estação elevatória, que fica em João Fernandes, além de um trabalho de conscientização com a população, para alertá-la sobre a importância de ligar os esgotos à rede da Prolagos. A secretária de Meio Ambiente, Adriana Saad, informou que nem todos os moradores providenciaram a ligação. “O processo de conscientização continua, mas depois desta fase, colocaremos em pratica a operação “Rolha Ecológica”, explicou.

Essa operação consiste em fechar todas as saídas de esgoto que lançam resíduos, sem qualquer tipo de tratamento na rede de águas pluviais, despejando irregularmente esgoto nas lagoas do município. A lagoa também vai receber filtros especiais para acabar com as línguas negras, promovendo a filtragem das águas pluviais. Com este processo, detritos e, eventualmente, algum esgoto que tenha sido ligado irregularmente à rede de águas pluviais, ficarão retidos nos filtros, evitando assim a poluição da lagoa. Um dos objetivos será possível: a sobrevivência de peixes no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!