terça-feira, 11 de maio de 2010

De 25 de Maio a 5 de Junho .. Semana Verde em Almada

De 25 de Maio a 5 de Junho
Semana Verde em Almada
De 25 de Maio a 5 de 
Junho<br>
Semana Verde em AlmadaFesta Verde, Fórum 21 da Criança, Roadshow Cidades Sustentáveis, jardim sensorial e horta biológica, Mercado de Trocas, Roadshow Cidades Sustentáveis, conferências e muito mais…

A Semana Verde 2010 decorre, em Almada, de 25 de Maio a 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, com a realização de muitas iniciativas.
Promovida pela Câmara Municipal de Almada, a Semana Verde tem como objectivo sensibilizar as pessoas para a importância da intervenção de cada um na construção de um concelho e Planeta mais sustentáveis.
Entre as várias actividades que constam do programam, destacam-se as seguintes:

Festa Verde

Na manhã de 27 de Maio, na Praça S. João Baptista e Praça da Liberdade, bem no centro de Almada, milhares de crianças de Escolas, Jardins-de-infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social de todo o concelho, vão expor, trocar e vender os produtos que, ao longo do ano lectivo, plantaram e colheram nas suas hortas e jardins pedagógicos.
Concursos, jogos, ateliers e muita animação fazem também parte do programa desta colorida Festa.

Fórum 21 da Criança

Na manhã do dia 2 de Junho, o Teatro Municipal de Almada, recebe a 7ª edição do Parlamento dos Pequenos Deputados, onde crianças de vários estabelecimentos de ensino do Concelho expõem as suas preocupações, sugestões e desejos para o futuro de Almada e do Planeta.
Este ano participam activamente no projecto as escolas Escola EB1/JI Vale Flores, EB 2,3 Monte Caparica e Externato Frei Luís de Sousa.
A Festa Verde é uma iniciativa inserida no projecto Agenda 21 da Criança de Almada.

Roadshow Cidades Sustentáveis

De 25 a 29 de Maio, integrado na Semana Verde 2010, decorre o Roadshow “Cidades Sustentáveis”. Este evento de rua, co-organizado pela Câmara Municipal de Almada e pelo Grupo GCI, tem lugar na Praça da Liberdade, em quatro tendas temáticas.
O Roadshow é uma mostra itinerante que pretende divulgar alguns bons exemplos do que se faz em Portugal em prol do Desenvolvimento Sustentável, e também contribuir para promover hábitos de vida mais sustentáveis.
Estarão presentes várias entidades de âmbito nacional e local, nomeadamente, a Agência Portuguesa para o Ambiente, a Sociedade Ponto Verde, a ADENE – Agência para a Energia, a Ecopilhas e a AMB3E, para além da Câmara Municipal de Almada e da AGENEAL - Agência Municipal de Energia de Almada.
Exposições interactivas, ateliers, projecção de filmes e documentários sobre diferentes temas ambientais são outras das muitas actividades dinamizadas, abertas ao público em geral e a grupos organizados, sob marcação prévia.
Conheça o programa detalhado do Roadshow em www.m-almada.pt/ambiente

Um jardim sensorial e uma horta biológica na Praça da Liberdade

Do programa do Roadshow destaca-se a instalação de um espaço naturalizado onde os visitantes vão poder explorar um jardim sensorial, com plantas de formas, aromas e texturas diferentes. Para além de espécies vegetais da região e clima mediterrânicos, vão estar também neste jardim dedicado à biodiversidade, inúmeras plantas oriundas de ecossistemas e pontos distintos do Planeta.
Ainda na Praça da Liberdade vai haver um espaço destinado a actividades demonstrativas de horticultura e jardinagem como a construção de hortas e jardins biológicos em recantos urbanos, que podem ser pequenos terrenos, terraços ou varandas.

Mercado de Trocas

Ainda de 25 a 29 de Maio, integrado no Roadshow “Cidades Sustentáveis”, vai decorrer a 2ª edição do Swapt Market (Mercado de Trocas).
Nesta iniciativa, é possível trocar objectos que já não se utilizam, por outros mais úteis que outros visitantes lá deixaram. Sem dinheiro envolvido, podem-se deixar livros, brinquedos, CD’s e objectos em bom estado, que assim terão uma nova vida. Os artigos que não forem trocados, serão doados a uma Instituição de Solidariedade Social.
Esta é uma iniciativa que regressa a Almada depois do sucesso que teve durante o Mercado de Natal Amigo da Terra, em Dezembro passado.
Conheça a lista de trocas e o programa detalhado em www.m-almada.pt/ambiente

Conferência “Pobreza e Exclusão Social: Soluções para um Mundo mais Solidário”

Na tarde do dia 25 de Maio, no Auditório Fernando Lopes Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia, decorre uma Conferência enquadrada nas comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social que se celebra em 2010.
Equidade, Empreendedorismo Social, Solidariedade, Cidadania, Responsabilidade das empresas e sociedade civil serão alguns dos temas explorados por vários especialistas da área, dando-se a conhecer alguns exemplos de sucesso nestas matérias, a nível local e nacional.
O evento é co-organizado pela Câmara de Almada e Grupo GCI. A participação requer inscrição prévia em conferencias@greenprojectawards.pt
Mais informações em www.m-almada.pt/ambiente

Conferência “Biodiversidade: Respostas para um Desafio Global”

A marcar o Ano Internacional da Biodiversidade, no dia 27 de Maio, tem lugar no Fórum Municipal Romeu Correia, a Conferência “Biodiversidade: Respostas para um Desafio Global”.
Esta iniciativa surge no contexto das actividades comemorativas do Ano Internacional da Biodiversidade dinamizadas pela Câmara Municipal de Almada, e reúne um valioso leque de especialistas nesta área. A Conferência vai traçar um panorama geral sobre o estado da biodiversidade a nível europeu, nacional e local, dando a conhecer algumas boas experiências na aplicação de soluções de gestão e preservação da biodiversidade.
O evento é uma co-organização da Câmara de Almada e do Grupo GCI e está aberta a todos os interessados mediante inscrição prévia em conferencias@greenprojectawards.pt
Mais informações em www.m-almada.pt/ambiente

E muito mais…

Durante a Semana Verde vão decorrer muitas outras actividades abertas à participação de todos. Passeios de bicicleta e demonstrações de formas de mobilidade urbana inovadoras e amigas do Ambiente fazem também parte do programa.
Algumas das actividades da Semana Verde requerem inscrição prévia. Consulte o programa completo e participe nas actividades programadas.

Programa detalhado da Semana Verde 2010
Casa Municipal do Ambiente
Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável
Rua Bernardo Francisco da Costa, 42 - Almada
Tel. 21 272 25 10
almada21@cma.m-almada.pt
www.m-almada.pt/ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!